Curso Pretonomia de formação profissional em gastronomia abre inscrições para nova turma

WhatsApp-Image-2024-02-23-at-12.16.55-e1708705420457.jpeg

O curso Pretonomia, de formação profissional em Alimentos e Bebidas na Hotelaria, está com inscrições abertas até 06 de março, para nova turma. A iniciativa totalmente gratuita é oferecida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Hilton Copacabana e o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ). 

São 16 vagas disponíveis para o primeiro semestre de 2024, e outras 16 para o segundo semestre. De acordo com o professor Dr. Breno Cruz, colunista do Notícia Preta, o Preto Gourmet, a iniciativa é importante para acelerar a igualdade na gastronomia. “Não à toa ganhamos dois prêmios em 2023 , um nacional pela Associação Brasileira da Indústria Hoteleira e outro internacional como melhor projeto de impacto social da Rede Hilton nas Américas“, diz ele.

Chef Aline Guedes acompanhada de alunos do Pretonomia na primeira turma em 2023 e profissionais de gastronomia de Moçambique /Foto: Divulgação

Podem se inscrever para o curso pessoas pretas e pardas que morem na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, maiores de 18 anos e alfabetizadas. As inscrições são feitas online, acessando o link da inscrição aqui.

Na vice-coordenação do curso está o chef Pablo Ferreyra, um super aliado na luta pela aceleração da equidade por meio da Gastronomia. As aulas práticas são acompanhadas por ele e por sua equipe, e o curso é dividido em três dimensões: Gastronomia, Gestão e Empreendedorismo, e Cidadania.

Em 2023 o Pretonomia contou com nomes como Aline Guedes, Kátia Barbosa e o próprio Pablo Ferreyra. Em 2024, o professor Breno afirma que mais surpresas estão reservadas, com profissionais de grande destaque e que se tornaram referência. “Como os chefs Danilo Pará e Vanessa Rocha“, diz Breno.

No ano passado o curso recebeu 218 inscrições de jovens negros ou indígenas, e selecionou 20 alunos e uma monitora, além de ter sido reconhecido por prêmios nacionais e internacionais.

Leia também: Curso de formação profissional em gastronomia é reconhecido por prêmio internacional

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top