O curso Pretonomia, de formação profissional em Alimentos e Bebidas na Hotelaria, está com inscrições abertas até 06 de março, para nova turma. A iniciativa totalmente gratuita é oferecida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Hilton Copacabana e o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ).
São 16 vagas disponíveis para o primeiro semestre de 2024, e outras 16 para o segundo semestre. De acordo com o professor Dr. Breno Cruz, colunista do Notícia Preta, o Preto Gourmet, a iniciativa é importante para acelerar a igualdade na gastronomia. “Não à toa ganhamos dois prêmios em 2023 , um nacional pela Associação Brasileira da Indústria Hoteleira e outro internacional como melhor projeto de impacto social da Rede Hilton nas Américas“, diz ele.
Podem se inscrever para o curso pessoas pretas e pardas que morem na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, maiores de 18 anos e alfabetizadas. As inscrições são feitas online, acessando o link da inscrição aqui.
Na vice-coordenação do curso está o chef Pablo Ferreyra, um super aliado na luta pela aceleração da equidade por meio da Gastronomia. As aulas práticas são acompanhadas por ele e por sua equipe, e o curso é dividido em três dimensões: Gastronomia, Gestão e Empreendedorismo, e Cidadania.
Em 2023 o Pretonomia contou com nomes como Aline Guedes, Kátia Barbosa e o próprio Pablo Ferreyra. Em 2024, o professor Breno afirma que mais surpresas estão reservadas, com profissionais de grande destaque e que se tornaram referência. “Como os chefs Danilo Pará e Vanessa Rocha“, diz Breno.
No ano passado o curso recebeu 218 inscrições de jovens negros ou indígenas, e selecionou 20 alunos e uma monitora, além de ter sido reconhecido por prêmios nacionais e internacionais.
Leia também: Curso de formação profissional em gastronomia é reconhecido por prêmio internacional