Centenas de migrantes haitianos foram deportados no último sábado (09) por Cuba, em seis voos e num barco, sendo que metade são mulheres e crianças, segundo informações da Unicef divulgadas neste domingo (10).
Em uma mensagem publicada no Twitter, o representante da Unicef no Haiti, Bruno Maes, informou que 80% das crianças deportadas têm menos de cinco anos e várias delas estão desnutridas ou têm doenças de pele.
A publicação de Bruno Maes alerta ainda para o fato dos menores, que costumam viajar sem documentos, estarem “mais expostos ao risco de serem vítimas de tráfico, exploração sexual ou abuso infantil.
A maioria dos migrantes deportados são originários do sudoeste do Haiti, zona especialmente afetada pelo terramoto ocorrido em 14 de agosto.
Leia também: EUA deportam 30 crianças brasileiras para o Haiti
Estes migrantes tinham deixado o Haiti no início de setembro, em embarcações e pretendiam viajar até Miami, no Estado da Florida.
Segundo explicou a Unicef, a Organização das Nações Unidas (ONU) e começou a contagem dos migrantes que foram deportados, mas ainda não tem número exato.
Desde o dia 15 de setembro, pelo menos 8.200 haitianos foram repatriados dos Estados Unidos e de vários países da região do Caribe, de acordo com estimativas da Organização Internacional para as Migrações (OIM).
A maioria deles, cerca de 7.500, foram deportados dos Estados Unidos, depois de terem viajado a pé do Chile e do Brasil e terem chegado, nas últimas semanas, à fronteira sul do país.
Os números da OIM não incluem as deportações que ocorrem diariamente na vizinha República Dominicana.
0 Replies to “Cuba deporta centenas de migrantes haitianos, 80% das crianças têm menos de 5 anos, segundo Unicef”