Copa AFG na Arena AfroGames se posiciona como referência gamer no Rio de Janeiro

copaafg02.jpeg

Vigário Geral e Complexo da Maré emocionaram os mais de 500 convidados presentes nas finais de Valorant, Free Fire e EA SPORTS

A Arena AfroGames no Cantagalo sediou, na última quarta-feira (31), a tão aguardada Final da Copa AFG, promovida e realizada pelo AfroReggae. O evento surpreendeu pelo expressivo público, como também pela qualidade de sua produção e estrutura de ponta.

A iniciativa destaca a urgência de incluir jovens de favelas, áreas periféricas e grupos estigmatizados no universo dos jogos eletrônicos. Essa inclusão, além de ser uma necessidade social, é vital para o desenvolvimento do setor, conforme evidenciam pesquisas que destacam a importância da diversidade para o desenvolvimento econômico.

O evento teve a presença de William dos Prazeres, mais conhecido como Blackwill, renomado apresentador de games e esports, figura inspiradora para diversos jovens negros. A grande final da Copa AFG também contou com a presença de Bryan Sant, influencer com mais de 2 milhões de seguidores no TikTok e mais de 900 mil no Instagram, morador da Cidade de Deus, conhecido por compartilhar sua rotina como motoboy de forma engraçada e inusitada.

Disputa na Arena AfroGames /Foto: Dovulgação

Os participantes do AfroGames passam por um ano de preparação em jogos com títulos acessíveis, programação, design de jogos e curso de inglês, preparando-os para o mercado profissional.

As finais de Free Fire, EA Sports FC e Valorant foram momentos intensos, entremeados por premiações, quizzes e showmatches, que proporcionaram uma experiência completa aos espectadores que acompanharam todo o espetáculo através da Twitch, como as mais de 500 pessoas que estiveram presente na Arena durante às sete horas de evento. Vigário Geral se consagrou campeão no Free Fire, enquanto o Complexo da Maré triunfou nas modalidades de Valorant e EA Sports FC (Fifa).

A Copa AFG veio mostrar que ninguém deve duvidar do sonho de um jovem favelado“, destacou Carlos Azevedo, Coordenador do AfroReggae. Danilo Costa, Diretor Executivo do AfroReggae, ressalta: “O objetivo da Copa AFG é dar visibilidade a todos esses talentosos jovens negros, moradores de favela e áreas periféricas, conectando pessoas em uma competição saudável e rica em oportunidades“.

A parceria entre o AfroGames e a IHS Tower, líder em infraestrutura de telecomunicações, é um passo significativo na busca por oportunidades e acessibilidade. O projeto é desenvolvido em contrapartida ao Antenar, que visa levar internet de alta velocidade para áreas densamente povoadas, conectando comunidades e quebrando barreiras de acesso à informação.

A iniciativa tem apoio ainda da DT3, líder em cadeiras gamers, e da Ambev, empresas que
sólida relação com o Grupo Cultural AfroReggae, reforçando o compromisso com a promoção do evento.

Estrategicamente localizada no Cantagalo, coração da Zona Sul Carioca, a Arena AfroGames destaca-se como um espaço inclusivo e comunitário. Recentemente reformada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, consolidou-se como parte integrante de iniciativas sócio comunitárias e governamentais.

A Copa AFG também faz parte das comemorações dos 31 anos de extensa atuação social que o AfroReggae completou no último dia 21 de janeiro. Mantendo firme sua missão de promover conexões e oportunidades que elevem a diversidade nos mais variados setores da sociedade, a realização da Final da Copa AFG representa um marco no reconhecimento dos esports como uma alternativa promissora no desenvolvimento de jovens.

Leia também: Afroreggae realiza final da Copa AFG na Arena Afrogames no Cantagalo (RJ)

Deixe uma resposta

scroll to top