Os organizadores da 29ª edição do Miss Costa do Marfim decidiram que neste ano as candidatas deve estar o mais “natural”possível. Poucos dias antes do início das pré-seleções para o concurso, que estarão abertas de 15 de fevereiro a 10 de maio, foram divulgados oss critérios do concurso que, segundo os organizadores, está mais alinhado à evolução dos padrões de beleza. Está proibido cabelo com luzes e perucas.
A grande final acontecerá em 28 de junho em Abidjan. “Todas as candidatas que desejam participar do concurso Miss Costa do Marfim devem se apresentar com cabelo natural. Elas podem vir trançadas, podem vir com cabelo curto, se não tiverem cabelo podem vir raspadas. Essa mudança vem do fato de que muitas vezes somos questionados sobre o fato de que as luzes, perucas e extensões não vêm da cultura marfinense, nem da cultura africana “, explica Victor Yapobi, presidente do Comitê Miss Costa do Marfim.
![](https://noticiapreta.com.br/wp-content/uploads/2025/02/olivia-1.jpg)
LEIA TAMBÉM: “Por que tanto ódio?”, diz Milla Vieira, alvo de ataques racistas após ser coroada Miss São Paulo
Tamanho menor, limite de idade maior
Segundo o sociólogo Gnelbin Nicaise Hlil, a evolução desses padrões de beleza está acontecendo muito lentamente. “É verdade que o movimento vem sendo gestado há muito tempo, de que é ou do que não é natural, o que é artificial, é denunciado. Mas, ao mesmo tempo, quando olhamos para a sociedade, vemos que certas tendências não diminuíram realmente. Se observarmos a despigmentação, por exemplo, o fenômeno não está realmente em declínio, assim como o uso de perucas não diminuiu “, observa.
Os organizadores do Miss Costa do Marfim esperam atrair candidatas flexibilizando outros critérios, como a altura – revisada para baixo – ou o limite de idade – revisado para cima: vai de 25 a 28 anos. Outras mudanças notáveis incluem a redução nas taxas de inscrição e a abertura do concurso para candidatos não aprovados em edições anteriores, que agora poderão se inscrever novamente.