Conar manda Bombril suspender propaganda da esponja ‘Krespinha’ e mudar embalagem

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A Bombril deverá suspender todos anúncios publicitários da esponja a aço Krespinha e mudar a a embalagem do produto. A decisão do Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária (Conar) foi tomada após o órgão ter recebido quase 1900 denúncias de racismo contra a empresa, conforme antecipou a coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo.

Em junho deste ano, esta mesma esponja de aço foi o foco de uma grande campanha contra o produto, porque  o nome reforça a associação entre os cabelos crespos e as esponjas de aço que fazem parte das ofensas racistas que ainda existem no país e são usadas contra meninas negras.

De acordo com o Conselho, assim que uma decisão dessas é tomada, os veículos de comunicação são avisados para suspender a publicação da propaganda. No caso da esponja krespinha, essa a comunicação foi feita às redes sociais que veicularam o anúncio da esponja.

Antes mesmo da decisão do Conar a Bombril já havia decidido retirar os anúncios e o produto do mercado, devido após as polêmicas na internet, em junho deste ano. Na ocasião , a empresa informou que a marca integra o seu portfólio desde os anos 1950, mas não era objeto de publicidade há muito tempo. A Bombril tem 20 dias para recorrer da decisão do Conar.

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, fundadora e CEO do portal Notícia Preta e podcaster do Canal Futura. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.