Coletivo Lena Santos realiza o 2º Congresso Nacional de Jornalismo Negro

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Será realizado no próximo sábado (14) o 2º Congresso do Coletivo Lena Santos de jornalistas negras e negros de Minas Gerais. Desta vez, o evento será presencial, na sede da Academia Mineira de Letras, Rua da Bahia, 1466, Centro, BH, a partir das 14h30.

Em 2021, o evento foi realizado de forma virtual, com a participação do Notícia Preta – Foto: Reprodução/Coletivo Lena Santos

O encontro, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), trará duas mesas de debate, sendo a primeira Abrindo Caminhos – A presença e o pioneirismo negro nos veículos de comunicação, com a presença dos jornalistas Cláudio Henrique (Rede Minas), Márcia Maria Cruz (Estado de Minas) e Misael Avelino (Rádio Favela).

Já na segunda mesa, para discutir o combate às diversas formas de preconceito, o tema será “Escolhendo muito bem as palavras – Jornalismo e Responsabilidade Social” com os jornalistas Arthur Bugre, Etiene Martins e Zu Moreira (Globo Minas).

Para participar, basta fazer a inscrição, clicando aqui.

A data do evento foi escolhida  pelo simbolismo do 14 de maio, um dia após a abolição da escravatura, ocorrida em 13 de maio de 1888. “Afinal, como canta Lazzo Matumbi, ‘no dia 14 de maio, ninguém me deu bola / eu tive que ser bom de bola pra sobreviver / […] pensaram que poderiam me fazer perder / mas minha alma resiste, meu corpo é de luta / […] eu sou o que sou, pois agora eu sei quem sou eu'”, afirma a organização do evento.

Sobre o Coletivo Lena Santos

O Coletivo Lena Santos nasceu da ideia de mudar a realidade da comunicação brasileira, visto que o país tem uma população de mais de 50% que se autodeclara negra, e, por outro lado, conta com poucos jornalistas que representam os afro-brasileiros. Seu objetivo é a construção de uma comunicação antirracista e representativa. 

Leia também: “A dupla maternidade só é tabu pra quem é ignorante”, afirma Aline Brito, sobre a ‘maternidade sapatão’

Em apenas três anos de existência, O Coletivo Lena Santos já ocupa um espaço importante na discussão racial que perpassa a mídia brasileira, reunindo mais de 80 integrantes em diversos setores da comunicação. No ano de 2021, em sua primeira edição, o Notícia Preta participou do Congresso na mesa Constituir uma mídia negra no Brasil: desafios e conquistas.

APOIO-SITE-PICPAY

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor e coordenador regional do Notícia Preta

4 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.