Coletivo de mulheres negras realiza Festival Dente de Leoa em SP

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Será realizado, até o próximo dia 26 de novembro, o Festival Território Dente de Leoa, promovido pelo coletivo Dente de Leoa da Cidade Ademar, na Zona Sul de São Paulo. Com o intuito de mostrar a importância da difusão da arte periférica, o evento lança um olhar direcionado às potências pretas que promovem arte e difundem a herança dos valores civilizatórios afro-brasileiros.

Dory de Oliveira é uma das atrações do dia 20 – Foto: Divulgação

O evento contará com atividades que vão desde oficinas de dança a batalhas de MC’s, no bairro da Cidade Ademar. Segundo a organização do evento, o Festival mobiliza artistas e ocupa espaços, revindicando o direito a usufruir e transformar o território num espaço que promove e produz cultura, mesmo sem quase nenhum equipamento ou incentivo cultural. “A Lei Municipal de Fomento às Periferias é uma das únicas que nos permite fomentar e trazer à tona artistas periféricos que são potências e grandes talentos de nossos territórios”, conta Mana Bella, uma das idealizadoras do evento.

Leia também: AFROPUNK Bahia anuncia programação completa da sua primeira edição, marcada para 27 de novembro

Para o dia 20 de novembro, em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, o Festival vai promover os quatro elementos da cultura Hip-Hop, ao adicionar a programação a Batalha da Feira Livre, com apresentação do SOBE, uma produtora de MC’s da região e na sequência por Bruneko MC e Back Spin, que vão premiar os ganhadores com bonificações de R$ 100 a R$ 200. “Articular o Funk, o Hip Hop e outras linguagens artísticas em um festival de celebração e reflexão da arte preta e periférica, demonstra que é possível ampliar ações antirracistas em rede”, relata a produtora Valéria Motta.

O Dente de Leoa é um coletivo itinerante de mulheres negras protagonistas na missão de conectar as heranças de valores civilizatórios e semear ideias colaborativas. O evento, com organização de Aline Almeida, Black Sisi, Valeria Zion e Mana Bella.

Para mais informações e saber toda a programação, acesse a página do Instagram do Coletivo.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.