“Depois da Cancela”: Mulher cria podcast para falar sobre a prisão injusta de seu sobrinho

WhatsApp-Image-2022-09-22-at-17.47.03.jpeg

Um desfile de bate-bola no Carnaval de 2018 no Rio de Janeiro resultou em uma briga com um disparo de arma de fogo. Nenhuma  morte, mas algumas prisões arbitrárias. Júlio César foi um dos detidos, acusado de roubo com emprego de arma de fogo. Detalhe: ele sequer estava envolvido na briga. É a partir desse fato que o podcast “Depois da Cancela” destrincha a história de Lu Paladino, a tia do jovem negro de 19 anos preso injustamente e como ela reuniu forças para provar a inocência do sobrinho.

Lu Paladino, em gravação do podcast “Depois da Cancela” – Foto: Divulgação

“Quero contar essa história para as pessoas saberem como é depois daquela grade”, conta Paladino. “Não importa se você fez ou não fez, quando você passa daquela grade para dentro você é só mais um”.

Lu Paladino é uma mulher de 48 anos, casada e mãe de três filhos. Ela mora em um terreno que abriga outras duas casas: uma de seus pais e outra de dois sobrinhos, que ficaram órfãos após a mãe falecer aos 37 anos, vítima de um súbito aneurisma cerebral.

O processo todo envolvendo o encarceramento ilegal de Julio levou mais de três anos. Nesse período, Lu Paladino traz à tona como o encarceramento afeta a vida de muitas pessoas, além daquelas que são presas. Além disso, revela a arbitrariedade do sistema judiciário brasileiro, as inúmeras violências sofridas dentro do sistema prisional e um verdadeiro projeto de encarceramento em massa de jovens negros e probres que acontece de forma orquestrada no Brasil.

Leia também: Espetáculo “A saga de Dandara e Bizum a caminho de Wakanda” terá apresentações no Municipal 

De acordo com uma das responsáveis pela produção do projeto, Juliana Vinuto, o principal objetivo do podcast  é “ecoar o saber e a experiência da Lu Paladino, o que pode nos ajudar a compreender melhor esse momento de superencarceramento que vivemos no Brasil, marcado por uma profunda seletividade penal racial”.

Além de descrever os meandros da justiça criminal brasileira, a história de Lu Paladino permite conhecer a dura vida de milhares de outros familiares de presos que precisam se responsabilizar pelas demandas que deveriam ser garantidas pelo Estado. Ao descrever as marcas físicas e psicológicas que a prisão deixou em seu sobrinho e em si mesma, Lu carrega os efeitos das inúmeras injustiças que ela mesma sofreu, mesmo sem ter cometido crime algum. A trajetória de Lu Paladino fala de racismo, estigmas e criminalização, mas também de superação e, principalmente, de amor.

Dividido em cinco episódios, “Depois da Cancela” traz depoimentos de Lu Paladino, além dos advogados de defesa do caso e do próprio Júlio César. O projeto está disponível em plataformas de streaming como o Spotify e o Deezer e pode ser escutado de forma gratuita. Também é possível acompanhar o conteúdo pelo Instagram.

0 Replies to ““Depois da Cancela”: Mulher cria podcast para falar sobre a prisão injusta de seu sobrinho”

Deixe uma resposta

scroll to top