Clube alemão dispensa jogadores da base após comentários racistas

20240129_151916.jpg

O RB Leipzig anunciou a dispensa de dois jogadores da equipe sub-19, após eles terem feito comentários racistas sobre outros colegas. O clube alemão classificou o comportamento como “antidesportivo e inaceitável”.

Em nota, o clube alemão diz que “opõe-se firme e resolutamente às tendências racistas, anticonstitucionais e xenófobas e a outros comportamentos discriminatórios ou desumanos e está particularmente empenhado no princípio do fair play, na luta contra o racismo e a xenofobia e no apoio à integração dos jovens estrangeiros, tanto em termos desportivos como sociais. O comportamento descrito não o foi e não é aceito, nem tolerado”.

Chadaille Bitshiabu na apresentação no Leipzig – Foto: RB Leipzig

De acordo com o jornal alemão ‘Bild’, os dois jogadores já haviam feito comentários de cunho racista e xenófobo dentro do centro de treinamento do Leipzig. Desta vez, o alvo da dupla foi o zagueiro francês El Chadaille Bitshiabu, de apenas 18 anos.

Os insultos a Bitshiabu, que surgiram na mesma semana em que o clube alemão realizou um workshop (um seminário antirracismo), teriam sido relacionados a cor de sua pele e incluíram a repetição da palavra “nigger”, considerada um insulto racial em inglês.

Leia também: LeBron James se torna jogador com mais aparições em All-Star Games da NBA

Os insultos foram captados por vários companheiros de time e discutido internamente, levando a várias denúncias junto da direção do clube, que expulsou imediatamente os jogadores responsáveis após ter sido informada do caso. Leipzig não revelou os nomes dos atletas.

Mateus Junior

Mateus Junior

Estudante de jornalismo da Universidade Estácio Petrópolis, apaixonado por esportes e Cinema, Comento sobre as partidas de futebol e basquete.

Deixe uma resposta

scroll to top