O RB Leipzig anunciou a dispensa de dois jogadores da equipe sub-19, após eles terem feito comentários racistas sobre outros colegas. O clube alemão classificou o comportamento como “antidesportivo e inaceitável”.
Em nota, o clube alemão diz que “opõe-se firme e resolutamente às tendências racistas, anticonstitucionais e xenófobas e a outros comportamentos discriminatórios ou desumanos e está particularmente empenhado no princípio do fair play, na luta contra o racismo e a xenofobia e no apoio à integração dos jovens estrangeiros, tanto em termos desportivos como sociais. O comportamento descrito não o foi e não é aceito, nem tolerado”.

De acordo com o jornal alemão ‘Bild’, os dois jogadores já haviam feito comentários de cunho racista e xenófobo dentro do centro de treinamento do Leipzig. Desta vez, o alvo da dupla foi o zagueiro francês El Chadaille Bitshiabu, de apenas 18 anos.
Os insultos a Bitshiabu, que surgiram na mesma semana em que o clube alemão realizou um workshop (um seminário antirracismo), teriam sido relacionados a cor de sua pele e incluíram a repetição da palavra “nigger”, considerada um insulto racial em inglês.
Leia também: LeBron James se torna jogador com mais aparições em All-Star Games da NBA
Os insultos foram captados por vários companheiros de time e discutido internamente, levando a várias denúncias junto da direção do clube, que expulsou imediatamente os jogadores responsáveis após ter sido informada do caso. Leipzig não revelou os nomes dos atletas.