
Após o clássico do último domingo (10) entre Cruzeiro e Atlético, no Mineirão, uma discussão entre torcedores atleticanos e seguranças do estádio foi registrada pelo jornalista Lucas Von, da Rádio 98. Um dos torcedores durante a discussão, [a partir do segundo 53 do vídeo abaixo] diz “olha a sua cor”. No mesmo momento, o segurança pergunta a ele se é racista.
Em entrevista ao jornal Hoje em Dia, o segurança Fábio Coutinho comenta que recebeu o apoio da esposa que ficou transtornada com o ocorrido. Ele ainda relata que o torcedor cuspiu no rosto dele. “A gente vê tanto esta situação acontecer, mas nunca acha que será vítima um dia. Sair de casa para trabalhar e receber uma cusparada de graça na face e ser insultado da forma que eu fui… você fica sem reação”, relata Fábio.
O segurança completou dizendo que é necessário ter uma punição para o racista. “Acho bacana me posicionar, não pelo lado pessoal, mas pela classe. Acho bem rasa esta questão de ser preto, macaco, qual a sua cor… Deve-se ter um respeito ao ser humano e ao profissional. Eu não agredi ele em momento algum. Enfim, não é questão somente de levantar uma bandeira, mas pessoas como esta tem que ter uma lição”, finalizou.
O jornalista que publicou o fato foi questionado em sua rede social, por não ter dado ênfase ao fato na legenda da postagem. Lucas Von disse que não percebeu o ocorrido. “Rapidamente quando acabei de gravar o vídeo a confusão generalizou e tive que postar rapidamente para gravar mais. Somente quando cheguei em casa e abri a rede social que me dei conta do ato racista após a repercussão do vídeo”, se defendeu.
Nota Atlético
Em nota, o Clube Atlético Mineiro disse que repudia veementemente qualquer ato de violência, incluindo racismo, injúria ou ofensa moral, seja no estádio ou fora dele e, além disso, o clube se coloca a disposição e pede urgência nas investigações. Até o fechamento desta matéria, a administração do estádio não se pronunciou sobre o caso.


3 Comments
“Em uma sociedade racista, não basta não ser racista, precisamos ser antirracistas”, afirma Taison – Notícia Preta
(11/11/2019 - 11:11)[…] último domingo foi marcado por atos racistas partindo de torcedores. Em Minas Gerais, um torcedor do Atlético ofendeu um segurança negro, falando “olha sua cor” durante uma discuss… Na Ucrânia, os atacantes Taison e Dentinho, ambos do Shakhtar Donetsk, foram hostilizados por […]
“Tenho amigos que são negros”, alega torcedor que cometeu injúria racial no clássico mineiro – Notícia Preta
(13/11/2019 - 09:25)[…] da última terça feira (12), os irmãos Adrierri Siqueira da Silva e Nathan Siqueira da Silva, acusados de injúria racial contra o segurança do estádio Mineirão, no último domingo (10), foram ouvidos pela Polícia Civil, no Departamento de Operações […]
Justiça de Minas anula processo de torcedores que chamaram segurança de “macaco” - Notícia Preta
(10/05/2021 - 20:00)[…] Justiça de Minas Gerais anulou o processo movido pelo Ministério Público (MP) contra dois torcedores do Atlético que cometeram atos racistas e chamaram um segurança de […]