Chevalier de Saint-Georges: história do primeiro violinista negro é tema de filme da Star+

filme2_widelg.jpg

Chevalier de Saint-Georges, foi um importante violinista que por conta do seu tom de pele, teve a sua história apagada. Mas que agora, o músico é protagonista do filme exclusivo do Star+, chamado ‘Chevalier: A Verdadeira História Nunca Contada‘. O longa já está disponível na plataforma, apresentando o artista.

O violinista foi o primeiro músico negro a receber aclamação da crítica na Europa no século XVIII. Filho de uma escrava africana e um fazendeiro francês, Joseph Bolongne nasceu em Guadalupe (Reino da França) em 15 de Dezembro de 1745. Quem vive o artista no longa é o ator Kelvin Harrison Jr.

Pintura de Chevalier (à esqu.) e representação no filme – Foto: Domínio Público e Divulgação/Star+

Ainda criança, seu pai o levou para a França em busca de uma educação melhor e desde cedo, Joseph ficou conhecido por quebrar barreiras, e por ser um homem negro que se destacou em diversas áreas como arte, ciências e esportes, e desafiou as expectativas sociais ao se tornar um renomado violinista, compositor e esgrimista.

A produção conta com Stephen Williams, na direção e roteiro de Stefani Robinson, com um elenco de sucesso, com nomes como Kelvin Harrison Jr., Samara Weaving, Lucy Boynton, Marton Csokas, Alex Fitzalan e Minnie Driver.

Foi líder do primeiro regimento totalmente negro da França, lutando na Revolução Francesa. Mas o seu maior destaque sempre foi na música.

Chevalier teve uma vida de altos e baixos, e chegou a ter uma relação de amor e ódio com a rainha Maria Antonieta. Joseph não foi casado e não teve herdeiros, e faleceu aos 53 anos, em 1799, por conta de uma infecção na bexiga.

Leia também: Conheça Laudelina Melo: mulher negra que lutou por trabalhador doméstico é heroína da pátria

Deixe uma resposta

scroll to top