“Chega de se sentir em silêncio”, diz cantora Thami sobre seu novo single “Hoje eu quero”

boa16-2.png

Com uma pegada pop e o swing do R&B, a cantora e compositora Thami lança, nesta sexta-feira (24), o single “Hoje eu quero” em todas as plataformas digitais. A música foi pensada para trazer movimento e fala sobre um date organizado por uma mulher decidida e livre. “Sem enrolação ela já diz o que quer, como quer e onde quer! Afinal, quem não gosta de viver esse clima de amor livre sem formalidades?“, diz Thami.

Thami lança o single Hoje eu quero nesta sexta-feira (24) – Foto: Amanda Sorato

Cria de Nilópolis, na Baixada Fluminense, Thami conta que a música é justamente para falar sobre liberdade feminina e revela também que essa mulher decidida, de certa forma, amedronta homens e a sociedade em geral. “A verdade é que fomos acostumadas a ver mulheres caladas, sem opinião, sem mostrar suas vontades e até desejos. Apesar de já termos evoluído muito nesse sentido, ainda há muito caminho a ser percorrido nessa caminhada. Muitas vezes uma mulher forte e decidida é taxada de “agressiva” ou “impositiva” em vez de “confiante” ou “ousada”. Ou seja, precisamos continuar levantando essas pautas“, firma.

Ela completa, ainda, dizendo que é importante trazer esses debates para a música e cultura em geral. “Trago sempre nas minhas músicas essas reflexões. Já chega de sentir em silêncio. Mulher ama, mulher sente desejos, tesão. Mulher flerta. E isso também é liberdade”.

A artista diz também que essa mulher da letra da música tem servido de inspiração para outras mulheres, tomando espaços, com mais liberdade e menos receio. “Pra você ser uma mulher decidida, cheia de atitude, provavelmente você já foi uma mulher silenciada, cheia de medo da opinião alheia. Eu hoje me vejo bem mais autêntica. Tenho aprendido a olhar pra mim antes de olhar pro outro, e isso, às vezes, incomoda. Mas melhor incomodar o outro do que eu me sentir incomodada. Contudo, isso é um processo”, comenta. “Não consigo ser forte todo dia, às vezes também me sinto frágil e insegura. Acho que, aos poucos, vamos quebrando esses rótulos que foram colocados na gente e vamos nos reconstruindo”, completa.

Cria de Nilópolis, ela começou a carreira de cantor em 2018- Foto: Lilo Oliveira

Equidade de gêneros

A cantora ressalta também que, mesmo com todo ativismo dos movimentos feministas, ainda existe um espaço muito grande entre os homens e mulheres no mercado fonográfico, por exemplo. “Para vocês terem uma ideia, no ranking dos 100 autores de músicas com maior rendimento de execução pública no Brasil apenas 4% são mulheres, e olha que esse número já foi bem menor. Como eu falei: Liberdade é sobre ocupar espaços”, pontua.

Leia também: “É um presente pra mim”, afirma Alexandre Henderson sobre apresentar a segunda temporada de ‘Expedição Rio’

Ela lembra que já houve muitos avanços, mas o caminho para ocupar espaço de maneira igualitária ainda é longo e para as mulheres pretas, mais árduo ainda. “Na minha visão, a liberdade feminina é sobre ocupar os espaços. Acho que temos vivido muitos avanços e muitas conquistas, que são frutos da luta de mulheres que não se calaram décadas atrás. Mas quando observamos a nossa realidade atual fica claro que ainda temos um longo caminho pela frente”, finaliza.

Sobre ela

Cria de Nilópolis, na Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Thami teve o primeiro contato com o universo musical ainda criança, na Igreja. Depois de se formar em dança, onde participou de projetos de companhias como Deborah Colker, Centro de dança Rio, IDPF (escola em Nilópolis) e Tereza Petsold, a artista passou ainda pelo teatro musical e só depois fez sua transição completa para a música.

Ela revela que já foi silenciada, mas tem mudado de postura – Foto: Amanda Sorato

Em 2018, veio o ‘clique’ e a artista voltou suas atenções para o canto. Entre 2020 e o início de 2021, lançou cinco singles. Ainda no fim de 2021 a artista lança o single “Chega de esperar”, parceria com a cantora paulistana Tassia Reis, dando vida ao EP “Nua”, que trouxe mais três canções inéditas de autoria de Thami, lançado em janeiro de 2022, pela Believe. O trabalho traz canções autobiográficas e tem por objetivo mostrar suas fragilidades, forças e vivências através da música. As letras são fruto das experiências que a artista viveu e transformou em arte. O EP traz influências que vão do RnB ao POP, passando por diversas referências da música preta.

Igor Rocha

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.

0 Replies to ““Chega de se sentir em silêncio”, diz cantora Thami sobre seu novo single “Hoje eu quero””

Deixe uma resposta

scroll to top