Casa Midispache e Comida Afetiva de Verdade

img7.jpg

Tem sido tão corriqueiro alguns restaurantes e bistrôs se venderem como “local que oferece comida afetiva” que eu nem me frustro mais com essas propagandas [para mim] enganosas. Mas na Casa Midispache foi diferente: é aquela comida que mexeu comigo e me levou para lugares diferentes. Senti na comida o amor da chef Mari – ou dona Mari. E isso me tocou.

É no Engenho Velho de Brotas, nas vielas do alto da Rua Vila América, em Salvador, que fica a Casa Midispache. Tive o prazer de conhecer o negócio de Géssica Oliveira e sua mãe (dona Marinalva, que comanda a cozinha), por meio do Edital Entra na Roda – do qual eu fui jurado. A Casa Midispache era um dos negócios em alimentação finalista do concurso; e, posteriormente, se tornou um dos vencedores junto com o Coletivo Agroecológico Quilombo Ausente Feliz. Claro que na primeira oportunidade em Salvador (e na segunda também) fui visitar o empreendimento e me surpreendi com o que vi. 

Arroz de Hauçá – Foto: divulgação

Levei comigo alguns amigos locais e turistas que estavam por Salvador naquela semana para terem a experiência de conhecerem os encantos de Dona Mari e as habilidades de comunicação e gestão da sua filha Géssica – que divide o tempo também com a percurssão. Aquele Arroz de Hauçá continua vivo na minha memória e eu não poderia deixar de apresentar aos meus amigos aquela experiência. Experimentamos também acarajé, aipim e duas preparações de feijão que não são comumente encontradas em restaurantes: o feijão de palma (com dendê) e feijão de leite. Karine Oliveira, minha amiga soteropolitana, foi levada à sua infância e adolescência quando experimentou aquelas preparações. Foi de arrepiar ouvir seu relato sobre aquele tipo de comida que sua família costumava fazer no passado.

O prêmio do Edital Entra na Roda da cantora Iza foi usado de maneira muito estratégica pelas empreendedoras – principalmente na potencialização do uso das tecnologias. Investiram nos canais de delivery e hoje estão alçando voos cada vez mais altos. E não poderia ser diferente: a comida de Dona Marinalva é pura ancestralidade. Não vejo a hora de desembarcar em Salvador novamente e me deliciar com as delícias da Casa Midispache.

Leia também: Curso Pretonomia de formação profissional em gastronomia abre inscrições para nova turma

Preto Gourmet

Preto Gourmet

Empreendedor Social, criador do Prêmio Gastronomia Preta, criador do conceito Economia Pretagonista, professor de Administração no curso de Gastronomia na UFRJ, doutor em Administração (Eaesp-FGV), autor de 11 livros, pesquisador (com dezenas de artigos científicos) e homem preto que cria rupturas numa gastronomia eurocentrada. É jurado do Edital Entra na Roda da cantora Iza e curador do Camarote Folia Tropical (2023) em Gastronomia e Inclusão Social.

Deixe uma resposta

scroll to top