Casa em favela de BH concorre a prêmio internacional de arquitetura

IMG_20230207_200750.jpg

Chamada de “Casa do Pomar do Cafezal” ou “Barraco do Kdu” a construção, localizada na favela Aglomerado da Serra, região sul de Belo Horizonte (MG), está entre as indicadas a Casa do Ano da premiação internacional de arquitetura ArchDaily.

Lar do artista Kdu dos Anjos, o imóvel foi projetado pelos arquitetos Fernando Maculan e Joana César Magalhães. Ambos integrantes do Coletivo Levante, instituição voltada para criação projetos arquitetônicos em favelas e periferias.  

A casa foi projetada por arquitetos do Coletivo Levante. Foto: Leonardo Finotti/Divulgação

Com 66 m², a casa foi constrúida com os tijolos expostos de forma premeditada. A ideia do projeto era dispensar o acabameto de reboco e pintura externa para manter a identidade das construções dos mutirões.

Além disso, a obra na vertical permite que o morador tenha uma vista privilegiada da região. A casa ainda serve de alicerce para o beco onde está localizada. “O bairro foi construído na tora pelos moradores, a estrutura do meu barraco fortalece a sustentação do beco inteiro”, contou o proprietário em entrevista.

A votação para premiação ficará aberta até o dia 15 de fevereiro. Foto: Leonardo Finotti/Divulgação

Kdu, que também é gestor do Centro Cultural “Lá da Favelinha”, comemorou a indicação. Ele disponibilizou nas redes sociais o link para votação. “E é votação! Bora colocar a favela de Minas Gerais no topo do mundo!”, publicou.

A premiação não oferece dinheiro, apenas reconhecimento. A votação ficará aberta até o dia 15 de fevereiro, o resultado será divulgado na sexta-feira, 17.

Polianne Lima

Polianne Lima

Polianne Lima é estudante e estagiária de jornalismo na TV Cultura de SP. Nasceu e cresceu no fundão da zona leste e, apesar dos 25 anos, ainda não sabe andar de bicicleta.

Deixe uma resposta

scroll to top