Carnaval 2024 em Recife e Olinda abertura da festa nesta quinta feira (08)

fotos_boneco_gigante_3.png

Nesta quinta-feira (08), começa oficialmente o carnaval 2024 em Recife e Olinda, em Pernambuco. A abertura da festa, na cidade de Olinda, oferece para os foliões uma programação marcada por shows de grandes artistas pernambucanos, como Alceu Valença e Nação Zumbi, na Praça do Carmo. 

Além das apresentações no palco principal, os blocos mais tradicionais de Olinda começaram a circular pelas ruas e ladeiras da cidade, anunciando o início das festividades. Este ano, o tema do carnaval é “O carnaval de Olinda é a cara da gente”

Os bonecos gigantes são tradição no Carnaval de Olinda – Foto: Luciano Nascimento/Agência Brasil

Em Olinda, a diversidade cultural se manifesta através de mais de 150 shows distribuídos em oito polos da cidade. Artistas como Pitty, Fundo de Quintal, Alceu Valença, Nação Zumbi, Lenine, Mart’nália, Raphaela Santos e Priscila Senna estão entre as atrações confirmadas.

Dois novos polos estão estreando neste Carnaval: O Polo Casa da Rabeca, no espaço cultural localizado no bairro de Cidade Tabajara; e o Polo Tudo Massa, no Largo de São Bento. 

Além dos shows, os foliões terão acesso a áreas com vista privilegiada, ilhas de glitter self-service, atrações de artistas locais, mesas de guloseimas e locais para descanso, graças ao sistema “day use” implementado durante o carnaval do Recife e de Olinda deste ano. A modalidade é um tipo de reserva de curta duração, com hora para começar e terminar.

Vale lembrar que cultura e história é o que não falta em Olinda, o Carnaval, época em que a cidade Patrimônio da Humanidade ferve pelas conhecidas ladeiras do Largo de Guadalupe ao Sítio Histórico. Os foliões podem aguardar os palcos com shows, atrações especiais, música, dança, frevo, blocos, maracatus e manifestações culturais.

Apesar da programação oficial iniciar nesta quinta dia 8 a 13 de fevereiro, o início tradicional do carnaval da cidade, no entanto, segue marcado para a madrugada de sábado (10) para domingo (11), conhecido como domingo Zé Pereira.

Leia também: Camarote Casa de Gana leva cultura africana para carnaval de Salvador, com programação gratuita

Home da Meia-Noite: em Cortejo para o Cariri

No dia do evento, o Homem da Meia-Noite, o mais antigo boneco gigante do município, desfila pelas ruas da cidade usando um traje elegante, composto por fraque, cartola, gravata borboleta e até mesmo um dente de ouro. Seu percurso culmina na sede da Troça Carnavalesca Mista Cariri, onde é entregue a chave da cidade, simbolizando o início oficial da folia do Carnaval de Olinda. 

O clube de alegoria parte à meia-noite de sábado para encontrar-se com a troça às 3h30. A partir desse encontro, os foliões seguem animadamente para as ladeiras do Sítio Histórico. As histórias das troças se entrelaçam ao longo do tempo. Segundo a Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, o Homem da Meia-Noite foi fundado em 2 de fevereiro de 1932, marcando seu primeiro desfile, uma tradição que remonta às origens do Cariri, datadas de 1921. 

Os fundadores foram Benedito Barbaça e Luciano de Queiroz, que confeccionaram o boneco de quatro metros de altura e que, à época, “pesava mais de 55 quilos”.

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO:

 Homem da Meia-Noite (Local: Largo de Guadalupe)

  – Sábado (10 de fevereiro)

  – Concentração: Início da noite

  – Saída: 0h

 Troça Carnavalesca Mista Cariri (Local: sede no bairro de Guadalupe)

  – Domingo (11 de fevereiro)

  – Concentração: 3h30

  – Saída: 4h

ENCONTRO DOS BONECOS GIGANTES

Para quem ainda desejar conferir o espetáculo de cores e movimentos proporcionados por alegorias, o Carnaval de Olinda promove na terça-feira (13) o Encontro dos Bonecos Gigantes. A concentração ocorre no Largo de Guadalupe, com um desfile pelas ladeiras da cidade até a sede da prefeitura, no bairro do Varadouro.

Confira a programação do desfile:

 Terça-feira (13 de fevereiro)

– Concentração: 9h (Largo de Guadalupe)

– Saída: 11h (rumo à Prefeitura de Olinda)

Passados 33 anos e 32 edições, com exceção da pausa devido à pandemia de Covid-19, o evento continua a promover uma mensagem de paz. Em um cortejo pela cidade, eles buscam incentivar o renascimento de Maracatus de Baque Solto que estavam “dormindo” devido a conflitos e fomentar o surgimento de novos grupos, conforme declarado pela associação.

Segunda-feira (12 de fevereiro)

– Local: Ilumiara Zumbi | Cidade Tabajara | Olinda

– Horário: a partir das 9h

Boizinhos na quarta-feira de cinzas:

Na Quarta-feira de Cinzas (14), último dia de festas do Carnaval, a população de Olinda poderá apreciar uma apresentação dos Boizinhos.

Essas manifestações têm o boi como figura central, visando glorificar e exaltar o animal. A concentração ocorre no Sítio Histórico, a partir das 15h, e o público segue em cortejo até a rua da Boa Hora para receber a premiação com Dona Dá, anfitriã do encontro.

Quarta-feira (14 de fevereiro)

– Local: Sítio Histórico, em cortejo para a Rua da Boa Hora

– Horário: 15h

Já em Recife, o Carnaval  abrigará mais de 300 shows em polos descentralizados e vai proporcionar uma vasta gama de entretenimento para os foliões. Os palcos estarão distribuídos nos bairros do Varadouro, Guadalupe, Rio Doce, São Benedito e em outros pontos do município. Com a abertura oficial da Folia de Momo, no Marco Zero do Recife, o principal palco da capital pernambucana, os seis dias de festa terão nomes locais, regionais e nacionais da música. 

Galo da Madrugada

O Galo da Madrugada, conhecido como o maior bloco de Carnaval do mundo, desfilará pelas ruas do Recife no próximo sábado (10). Este ano, o galo gigante montado na Ponte Duarte Coelho é uma estrutura que presta homenagem aos povos originários, com um adereço chamado “Varandas da Paz”, confeccionado por artesãos de Tacaratu, no Sertão de Pernambuco.

Marco Zero

A partir das 16h, nesta quinta-feira , a abertura da festa vai ter, no palco do Marco Zero, shows de Gilberto Gil, Raphaela Santos, Olodum e outras atrações. No primeiro dia, Gilberto Gil e Raphaela Santos comandarão o evento, juntamente com um encontro inédito entre o grupo baiano Olodum e as nações de maracatu Tumaraca, intitulado “Tambores pela Paz”. Nos demais dias, diversos outros artistas se apresentarão, incluindo Priscila Senna, Ludmilla, Thiaguinho, Luísa Sonza, Marcelo Falcão, Nena Queiroga, Elba Ramalho, Alceu Valença, Matuê, Pitty, Paralamas do Sucesso e Karynna Spinelli. Uma das homenageadas do Carnaval recifense, Lia de Itamaracá, também está programada para se apresentar. 

Confira a programação completa do Marco Zero

8 de fevereiro (quinta-feira)
16h: Ubuntu – Cerimônia de lavagem simbólica do Marco Zero e ruas do Recife Antigo, com 29 Afoxés, para abençoar o início do Carnaval. Participação de Marienne de Castro

18h20: Orquestra Popular do Recife, com Maestro Ademir Araújo e participação Marron Brasileiro e André Rio
19h30: Tumaraca – 80 anos de Naná Vasconcelos
Encontro de 13 nações de Maracatu de Baque Virado e participação de Voz Nagô, Bacnaré, Amaro Freitas, Lucas dos Prazeres, Luna Vitrolina e Kléber Valentim
21h: Tambores pela Paz: Tumaraca e Olodum
21h30: Olodum
22h20: Recife Cidade do Mangue, com Louise e participação de Céu, Isadora Melo, Ylana Queiroga, Jorge du Peixe, Maciel Salu, Toca Otgan e Nailson Vieira
0h: Gilberto Gil
1h40: Raphaela Santos

– PUBLICIDADE –

9 de fevereiro (sexta-feira)
16h: Recife Matriz da Cultura Popular – Celebração do Dia do Frevo
18h30: Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério com participação de Toni Garrido, Chico César, Almério e Romero Ferro

20h: Orquestra Frevo do Mundo com participação de Céu, Uana, Otto, Arnaldo Antunes, Martins e Lenine
22h: Ludmilla
23h30: Priscila Senna

10 de fevereiro (sábado)
16h: Recife Matriz da Cultura Popular – Desfile das agremiações campeãs do Grupo Especial 2023
19h: Nena Queiroga
20h20: Vanessa da Mata

21h50: Marcelo Falcão
23h20: Luísa Sonza
0h50: Recife Capital do Brega

11 de fevereiro (domingo)
16h: Recife Matriz da Cultura Popular – Clubes e escolas de samba
19h: Karynna Spinelli
20h20: Mart’nália
22h: Mumuzinho
23h40: Dilsinho

1h20: Thiaguinho

12 de fevereiro (segunda-feira)
16h: Recife Matriz da Cultura Popular – Encontro de blocos líricos
20h: Matuê
21h40: Paralamas do Sucesso
23h20: Nação Zumbi
1h: Pitty

13 de fevereiro (terça-feira)
16h: Recife Matriz da Cultura Popular – Encontro de maracatus de baque solto
19h: Lenine e Spok
20h40: Lia de Itamaracá & participações especiais
22h20: Samuel Rosa
0h: Alceu Valença
1h40: Elba Ramalho
3h20: Orquestrão

Você pode conferir outras informaçoes em: https://carnaval.recife.pe.gov.br/

Elaine Divino

Elaine Divino

Redatora, social media e estudante de comunicação social/jornalismo (UFPI). Dedicada a transformar eventos em narrativas envolventes em prol da informação.

Deixe uma resposta

scroll to top