Carnaval BH:  Acadêmicos de Venda Nova é campeã do Grupo Especial, com homenagem a África

47246277582-d8fb6dba1e-k.webp

Nesta quinta-feira (23), foi anunciada a escola vencedora do Grupo Especial do carnaval de Belo Horizonte. A escola de samba Acadêmicos de Venda Nova levou o Troféu Mandruvá de campeã. A vencedora também recebeu o prêmio de R$ 90 mil.

Ao total, sete agremiações disputaram o título. A escola Unidos dos Guaranys já havia sido rebaixada para o Grupo de Acesso, devido ao atraso para entrar na avenida. A comissão julgadora, formada por 27 integrantes, avaliou os quesitos: bateria, samba-enredo, conjunto, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, e harmonia.

Bateria da Acadêmicos de Venda Nova. Foto: Julia Lanari/Prefeitura de Belo Horizonte.

A apuração aconteceu no Mercado Distrital da Lagoinha. As agremiações desfilaram na terça-feira (21), na Passarela do Samba, localizada na Avenida Afonso Pena. A Estrela do Vale ficou em segundo lugar, seguida pela Canto da Alvorada, terceira colocada.

 A Acadêmicos de Venda Nova homenageou a África

A campeã encerrou os desfiles do Grupo Especial com o enredo ‘África Mãe Ancestral dos Impérios Gloriosos’. O enredo recontou a história de 14 impérios africanos. Levando para a avenida elementos da cultura negra e referências ao antigo Egito. O objetivo também era celebrar a influência africana na cultura brasileira.

“Salve! Óh, África! Orum é Venda Nova. É ordem do divino criador. Yorubá, Xangô, nagô ooo”, diz parte do enredo.

A modelo e ex-BBB Natália Deodato desfilou a frente da escola, como madrinha de bateria. Este é sétimo título que a Acadêmicos de Venda Nova conquista, desde a sua fundação, em 2004.

Leia também: Rituais de matriz africana fazem parte do Carnaval de Pernambuco

Deixe uma resposta

scroll to top