O Governo do Estado do Maranhão emitiu o cronograma para os cinco dias de Carnaval. A expectativa é de que haja cerca de 1 milhão de foliões em clima de carnaval. A festa está programada para acontecer durante cinco dias, em dois espaços diferentes da capital São Luís: na Avenida Litorânea e na Beira-Mar.
O anúncio foi divulgado pelo governador Carlos Brandão (PSB), durante coletiva de imprensa. Ele comentou sobre as expectativas e abriu fala para a novidade em relação ao novo ponto das atrações. Este será o primeiro ano em que a Avenida concentrará o evento.
O governador contou que implementar a Avenida Litorânea na programação oficial da celebração no Estado foi um verdadeiro desafio.
“O desafio da Litorânea era saber se a gente conseguiria colocar muita gente ali, para a gente ter um carnaval que pudesse repercutir fora do estado. E deu super certo. A gente não tem dúvida que o Carnaval vai ser o maior”, concluiu Carlos Brandão.
LEIA TAMBÉM: “A cor dessa cidade não sou eu”, desabafa Mariene de Castro sobre não cantar no carnaval de Salvador
Programação
A programação oficial do Carnaval maranhense de 2023 começa na sexta-feira (17) e acaba somente na terça, às vésperas da Quarta-Feira de Cinzas (21).
Durante os dias 18 e 19 de fevereiro, no final de semana, os transportes públicos semiurbanos estarão à disposição de forma gratuita na região metropolitana de São Luís. A estimativa é que 170 mil pessoas utilizem os 225 veículos disponíveis no sábado e os 96 no domingo.
Sexta-feira (17) – O ponto de partida do evento será na Avenida Litorânea. Lá, atrações como Silva dará início ao primeiro dia da folia. Além do cantor, Eric Land, Dinho Dias, Mix in Brazil, Erickson Andrade e o Bloco Os Apaixonados farão parte da festa.
LEIA MAIS: Rapper Pharrell Williams é nomeado oficialmente novo diretor criativo da Louis Vuitton
Sábado (18) – No sábado, a festa começa cedo! Às 10h da manhã o público poderá desfrutar dos transportes gratuitos na região metropolitana e aproveitar a folia na Avenida Litorânea e também na Beira-Mar.
Na Av. Litorânea, estão confirmados Charangas, Só Safados, Blocão do Nina, Chicabana, Argumento e Igor Kannário. Já na Beira-Mar, o público terá a opção de acompanhar o trio elétrico, com a energia do Marabloco, Jegue Folia, Zé Cantor, 100 Sigilo e Confraria do Copo.
Já no palco principal, os foliões poderão prestigiar as apresentações do cantor Ivan Marques, do grupo Sindicato do Samba e também do Bloco Akomabu.
LEIA MAIS: Neymar apoia jogador que se assumiu homossexual: “Dia importante pela forma de se expressar”
Domingo (19) – No domingo, a dinâmica do bloco às 10h continua. E dessa vez as bandas tomam conta da folia! Na Avenida Litorânea, os carnavalescos curtirão o Bloco da Maizena, o Bloco do Sambaceuma, 24 por 48 e o Feijoada Completa.
No trio-elétrico da Beira-Mar, os maranhenses irão pular o carnaval ao som de Bom Gosto, Klessinha, Bicho Terra e o Bloco da Enme. No palco, os concertos de Dinho Dias, GDAM, Os Foliões e da Banda da Tamarineira prometem fazer história no Carnaval maranhense.
Segunda-feira de Carnaval (20) – Mais uma vez, os grupos 100 Sigilo e Mix in Brazil começam agitando o Carnaval. Além dos grupos, Aka Ketu, Trio Vagabundos do Jegue e a banda Argumento farão shows na Avenida Litorânea.
Na Beira-Mar, as grandes atrações do trio-elétrico serão as gêmeas sertanejas Maiara e Maraisa. Zé Vaqueiro, Mixirico, Bloco do Nabauxk e Máquina de Descascar’alho também são aguardados pelo público. Filhos de Iaiá, Afrós, Filtro de Barro, Flashback serão as estrelas do palco principal.
LEIA NO NP: “Juro, descobri que era preta aqui”, revela Paula do BBB23
Terça-feira (21) e último dia de Carnaval – Para se despedir com chave de ouro de um Carnaval tão aguardado pelos maranhenses, a folia se encerra com Chiclete com Banana, Jonas Esticado, Bloco da Enme, Marabloco Elétrico e Érickson Andrade.
Para tirar o pé do chão, o Carnaval de Maranhão conta com os shows de Maneva, Só Safados e Bendito Samba. A festa também continua no trio-elétrico da Beira-Mar com Vanessa-da-Mata, acompanhada de Flávia Bittencourt, Molejo, Confraria do Copo, Jegue Folia e Argumento.
Programa Mais Renda
Pensado nos trabalhadores ambulantes e micro-empreendedores que atuam no setor da cozinha ou de salões de beleza, o Governo do Estado do Maranhão tem fornecido à população o kit “Mais Renda”. O programa fornece itens, carrinhos e demais equipamentos que flexibilizem a atuação desses trabalhadores.
LEIA TAMBÉM: Ministério da Cultura e Banco do Nordeste (BNB) divulgam Programa de Patrocínios para artistas e produtores culturais
Segundo o Governo do Maranhão, o programa surge com o “objetivo de oportunizar a inclusão produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da inserção e organização dos empreendimentos existentes na informalidade, buscando ampliar a renda desses trabalhadores”.
Comércio durante o Carnaval
Em comparação ao Carnaval de 2020, que antecede a pandemia de covid-19, a quantidade de desembarques confirmados para esta época do ano é 4% e maior apenas no Maranhão. A Secretaria de Turismo do Estado concluiu que para os quatro dias de carnaval, entre 18 e 21, mais de 80% das hospedagens já foram reservadas.
Espera-se, também, que os terminais tenham uma circulação de quase 200 mil no total. Somente nos transportes aquáticos, os chamados “ferryboats” prometem locomover um total de 138 mil pessoas entre os dias 18 e 21 de fevereiro.