Desenvolvido em parceria com Observatório de Favelas e o Centro Cultural Lá da Favelinha, programa terá 30 vagas, com bolsa
A Hotmart e o Observatório de Favelas, em parceria com o Centro Cultural Lá da Favelinha, recebem inscrições para a segunda edição do Hotmart Decola, até esta quarta-feira (13).O programa de formação teórica, técnica e prática para jovens entre 18 e 28 anos, moradores de regiões periféricas de Belo Horizonte (MG), é focado em prepará-los para trabalhar na Creator Economy (Economia dos Criadores de Conteúdo).
O programa oferece 90 horas de formação ao longo de 4 meses e inclui conteúdos técnicos e mentorias dadas por profissionais do mercado. O foco é desenvolver habilidades nas áreas de produção de textos comerciais (copywriting), estratégias de lançamento, produção e edição de vídeo, gerência de tráfego pago, entre outras habilidades em alta no mercado de produtos digitais (cursos online, aulas ao vivo, ebooks e outros).
Após a primeira edição, realizada em 2023, 33% dos jovens participantes começaram a trabalhar no mercado da Creator Economy e tiveram um aumento de 74% na renda familiar. Além disso, dados da pesquisa Hotmart Insights 2023 mostram que mais de 17% dos produtores iniciantes no Brasil contam com um colaborador, mas quando ele se torna avançado, 77% revela ter ao menos quatro colaboradores.
Isso demonstra a oportunidade de atuação para estes jovens e, por isso, o programa continua e se ampliar esse ano, com mais vagas.
O ex-aluno Ualter Nolasco, agora designer na agência V4 Company, destaca o impacto do Decola em suas oportunidades profissionais. “Sinto que através do projeto eu acessei oportunidades que eu nunca teria no momento. Participei de processos seletivos que me colocavam em outro patamar quando eu falava que tinha feito a formação do Decola, com a Hotmart e o Observatório de Favelas. Através do Decola eu me mantive empregado e no FIRE FESTIVAL consegui clientes que estão comigo até hoje”, explica.
Para a edição de 2024, 30 vagas estão disponíveis e as inscrições podem ser feitas até 13 de março. Na etapa de formação, uma bolsa permanência de R$500 mensais será oferecida. Além do aumento de vagas, neste ano, o Decola contará com uma etapa prática de três meses de atuação em projetos de creators ou agências parceiras, realizada após a formação, para 15 jovens.
O objetivo é apoiar os novos profissionais na construção de portfólio e networking para sua inclusão no mercado da Creator Economy. Para esta etapa, será fornecida bolsa de um salário mínimo.
“O Hotmart Decola transmite conhecimento técnico e ao mesmo tempo, cria conexões entre jovens e profissionais da Creator Economy, abrindo oportunidades de atuação em um setor em plena expansão”, afirma Edivânia Silva, gerente sênior de ESG na Hotmart.
A Coordenadora Pedagógica do Observatório de Favelas, Ivana Dorali, acredita que os jovens têm potencial para impactar positivamente a Creator Economy. “São pessoas que trazem consigo uma potência e expertise a partir de suas vivências, que certamente trarão novos rumos para o mercado digital em breve”, diz Dorali.
Inscrições Hotmart Decola 2024
- Período: Inscrições até 13 de março
- Público-alvo: jovens moradores de favelas e periferias, entre 18 e 28 anos, que queiram trabalhar como profissionais de apoio aos criadores de conteúdo em sua produção digital.
- Cidade: Belo Horizonte (MG)
- Vagas disponíveis: 30 vagas
- Inscrições: https://hotm.art/inscricoes-decola-2024
- Mais informações no Edital: https://hotm.art/edital-decola-2024
Cronograma de seleção
- Resultado da convocatória para entrevistas: 19 de março
- Entrevistas: de 20, 21 e 22 de março, das 10h às 17h
- Resultado das entrevistas: 22 de março
- Início das aulas: 26 de março, terça-feira, das 14h às 19h, no escritório da Hotmart em BH.
Leia também: Fies Social 2024: inscrições abrem nesta terça-feira para estudantes de todo país