As camisas de Bahia, Grêmio, Internacional e Juventude estão sendo leiloadas pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol. O intuito da ação é que com o valor arrecadado, sejam impressas cartilhas, que estão sendo produzidas em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sobre o tema. De acordo com o Observatório, os impressos serão utilizados em palestras em escolas, com jogadores das categorias de base, com o objetivo de preparar os jovens para que novos casos não ocorram.
Ainda segundo o Observatório, se o valor superar o custo de impressões, os valores serão investidos na loja da marca da organização, para que o observatório chegue a uma parcela maior da população. Uma das ações é ampliar a luta contra o racismo com a venda de bonés e camisetas.
Leia Também: Gre-Nal deste sábado terá campanha contra o preconceito
Valores
No último dia 20 de julho, Internacional e Grêmio entraram em campo com as camisas com a #chegadepreconceito e estão disponíveis no lote que está a venda no site Ídolos Eternos. Até o momento, a camisa 77, utilizada por Guilherme Parede, do Internacional, é a que recebeu o maior valor, sendo avaliada em R$ 425. Ainda segundo o Observatório, nem todas as camisetas foram utilizadas, mas são identificadas se houve ou não o uso e o leilão se encerra em 5 dias.