Brasil terá mais deputadas negras em 2019

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Dos 1.626 parlamentares eleitos este ano no Brasil, apenas 65, ou seja, 4% são negros, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesta terça-feira (18) os(as) novos(as) senadores, governadores, deputados estaduais e federais tomaram posse. O número de deputadas federais negras cresceu neste ano em comparação com as eleições de 2014. Em 2019, quinze delas tomarão posse. Na eleição anterior, apenas sete negras foram eleitas para o cargo. Também houve crescimento no número de mulheres pardas eleitas para deputada estadual: de 29, em 2014, para 36 em 2018.

No Rio de Janeiro, a cerimônia de diplomação dos eleitos aconteceu no auditório da Escola da Magistratura do Estado (Emerj). O Estado que contou com o maior número de candidatas negras em todo o país (foram 248 mulheres) elegeu 12 mulheres para a Assembleia Legislativa, mas apenas três delas se auto declararam negras. Ao receber os diplomas Dani Monteiro, Monica Francisco e Renata Souza, todas do PSOL, ergueram as mãos em um gesto que significa a luta e a resistência do povo negro.

Deputadas eleitas RJ – Reprodução Instagram

O perfil dos eleitos para a Alerj em 2019 continua sendo, entretanto, o de homens brancos, casados, com em média 46 anos e com nível superior completo, de acordo com a lista de eleitos no pleito deste ano divulgada pelo TSE.

Na Bahia, onde mais de 80% da população se declara negra ou parda, Olívia Santana (PCdoB) se tornou a primeira mulher negra eleita para a Assembleia estadual. Em São Paulo, a candidata negra Érica Malunguinho foi a primeira trans eleita para o cargo. Ao receber o diploma nesta terça-feira (18) a deputada também cerrou a mão fazendo o símbolo que significa a resistência do povo preto. O Mato Grosso do Sul foi o único Estado a não eleger uma mulher como deputada estadual. Nas eleições passadas, o Estado do Centro-Oeste havia elegido duas mulheres brancas e uma parda.

Cresceu o número de mulheres negras eleitas como deputadas federais neste ano em comparação com as eleições de 2014. Em 2019, quinze delas tomarão posse nas Assembleias Legislativas nos Estados. Na eleição anterior, apenas sete negras foram eleitas para o cargo. Também houve crescimento no número de mulheres pardas eleitas para deputada estadual: de 29, em 2014, para 36 em 2018. O número de mulheres brancas eleitas foi de 83 para 112.

APOIO-SITE-PICPAY

2 Comments

  • Bom dia!
    Em Setembro e Outubro de 2019, acontece um evento no Morro da Conceição – Saúde/RJ, com gastronomia, moda, artesanato, cervejas artesanais e muita música dos mais variados estilos. Teremos também, rodas de conversas, espaço para crianças, turismo, ações sociais (documentos, saúde, cuidado com animais).
    Contando também com a participação de todos os estabelecimentos e moradores locais. O AUTO DA CONCEIÇÃO, é uma grande junta local ou vizinhos de portas abertas como alguns estão chamando.

    Com uma programação musical pra lá de especial em 6 dias de fesra. Teremos uma noite voltada para o público negro – SEXTA CRESPA.

    Acompanha aqui no link essa maravilha de evento!
    https://www.facebook.com/events/432240010841105/

  • O espetáculo de dança Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Iorubá é uma realização do grupo Tambor de Cumba, sob direção artística da bailarina e professora Aninha Catão, atuante no cenário cultural afro-brasileiro, no Rio de Janeiro. O projeto é baseado no importante trabalho, homônimo à iniciativa, do conhecido Babalawo Marcelo Monteiro, que percebeu a necessidade de levar para a sociedade as tradições culturais iorubás e contribuir no entendimento sobre a ancestralidade africana.
    A finalidade do Cosmogonia Africana é despertar no público o imaginário sobre o surgimento das primeiras formas de vida no mundo. Ao som de tambores, coreografias típicas da cultura afro-brasileira explicam a importância e o papel dos elementos primordiais da natureza: o fogo, a terra, o ar e a água para o povo iorubá, e apresentam os ancestrais relacionados a tais elementos – os Orixás.

    Vendas online:
    https://riocultura.superingresso.com.br

    Funcionamento da Bilheteria:
    De quarta a domingo de 14h as 20h00

    LINK DO EVENTO:
    https://www.facebook.com/events/2271482983116675/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.