O Arquivo Nacional promove, na próxima segunda-feira (04), a 1ª Jornada Brasil-Palop de Articulação e Cooperação entre Arquivos. O evento irá reunir representantes de instituições arquivísticas e de memória dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.
A Jornada foi tema de destaque na Declaração Final da 14ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último domingo (27).
O encontro é uma oportunidade para o Arquivo Nacional, órgão ligado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, proporcionar ao público maior conhecimento sobre as instituições arquivísticas africanas. Ao mesmo tempo, trata-se de um espaço para debater formas de articulação e parcerias, no propósito de construir possibilidades de cooperação técnica.
O objetivo é fortalecer os laços e aprofundar as discussões sobre políticas públicas de direito à memória e à história, e a partilha de soluções para a gestão de documentos e arquivos entre países do Sul Global.
Na parte da manhã, às 10h, acontece uma apresentação aberta ao público, no auditório da sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. Participam da apresentação, a diretora-geral da instituição anfitriã do encontro, Ana Flávia Magalhães Pinto, primeira mulher negra titular da direção do Arquivo Nacional em 185 anos, e os representantes das instituições de memória de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
No fim da tarde, às 17h, no mesmo local, acontece a segunda parte da programação aberta ao público (veja a programação completa ao fim do texto), com um debate sobre as possibilidades de cooperação técnica entre arquivos, para a qual também irão participar representantes de organismos governamentais brasileiros relacionados ao tema, e a Unesco.
No dia anterior, logo na chegada da comitiva, irá acontecer uma recepção aos representantes dos países africanos, pela diretoria do Arquivo Nacional, para uma visita ao Sítio Arqueológico e Histórico Cais do Valongo – Patrimônio Mundial, e ao Museu de História e Cultura Afro-Brasileira (Muhcab). No dia 4, além dos debates públicos, será realizada uma visita guiada às diversas áreas da sede do Arquivo Nacional, e uma reunião interna sobre parcerias e possíveis acordos das instituições internacionais com o órgão brasileiro.
Declaração
A 1ª Jornada Brasil-Palop de Articulação e Cooperação entre Arquivos foi saudada na Declaração Final da 14ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em São Tomé e Príncipe. Os líderes do grupo destacaram que o encontro no Arquivo Nacional “abre caminhos para a cooperação entre as instituições nacionais dos estados-membros da CPLP, para a promoção do direito à memória e à história, com base na gestão de documentos e arquivos de interesse comum”.
A inclusão do evento na declaração final da conferência foi objeto de reunião realizada no dia 16 de agosto, em Brasília, pela diretora-geral do Arquivo Nacional, Ana Flávia Magalhães Pinto, com o embaixador Ruy Pereira, da Agência Brasileira de Cooperação, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores, em uma articulação que inclui a Dataprev e a Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Programação aberta ao público
10h às 12h: Apresentação dos arquivos nacionais e instituições de memória dos Palop
- Ana Flávia Magalhães Pinto, diretora-geral do Arquivo Nacional do Brasil
- Mônica Lima, coordenadora-geral de Articulação de Projetos e Internacionalização do Arquivo Nacional do Brasil
- Djalo Iaguba, diretor da Biblioteca Pública Nacional e do Arquivo Histórico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa da Guiné-Bissau
- João Pedro da Cunha Lourenço, diretor nacional para Formação de Artes e Turismo do Ministério da Cultura e Turismo de Angola
- José Silva Évora, pesquisador do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde
- Sergio Armando Maungue, representante do Arquivo Histórico de Moçambique
- Papa Momar Diop, presidente do comitê africano do programa Memória do Mundo, da Unesco
- Joel Lima, diretor do Arquivo Histórico de São Tomé e Príncipe
17h às 19h: Cooperação entre arquivos nacionais: gestão de documentos e direito à memória
- Ana Flávia Magalhães Pinto, diretora-geral do Arquivo Nacional do Brasil
- Adauto Soares, coordenador de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil
- Embaixador Ruy Carlos Pereira, diretor da Agência Brasileira de Cooperação, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores
- Gilmar Queiroz, representante da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev)
- Constança de Ceita, diretora do Arquivo Histórico Nacional de Angola
- Iaguba Djalo, diretor do Arquivo Histórico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa da Guiné-Bissau
Leia também: Em Moçambique, ministra Anielle Franco assina acordos de combate à discriminação e promoção da igualdade racial