Terceira edição do Prêmio Ubuntu celebra a Cultura Negra com grandes atrações musicais

0f8857c1-f1cc-4982-8377-5ac1794217c0-1.jpg

O Prêmio Ubuntu de Cultura Negra está de volta para sua terceira edição, marcada para esta terça-feira (26), a partir das 18h, na Sala Cecília Meireles, localizada no Centro do Rio de Janeiro. O evento é uma reverência a contribuição da ancestralidade afro-brasileira e aos pilares da arte preta nacional, prometendo uma noite inesquecível repleta de apresentações artísticas com nomes, como Xande de Pilares, Mart’nália, Sandra de Sá, Toni Garrido, Dinei, Dudu Nobre e Buchecha. 

Nesta edição, o Prêmio Ubuntu presta homenagem às origens musicais pretas do Rio de Janeiro, desde o Samba até o Funk. A palavra “Ubuntu,” originária da língua Zulu, traduz a profunda ideia de “sou quem sou, porque somos todos nós.” Inspirada por essa ideia de união entre a comunidade negra, a ativista social Paula Tanga começou a idealizar o Prêmio.

Ela compartilha detalhes sobre a concepção desta terceira edição.

Estamos comprometidos em elevar as culturas que, ao longo de nossa história, foram injustamente discriminadas. Vamos explorar temas que considero místicos e profundos, como o sagrado feminino e a visão da criação do mundo através da lente da Cultura Iorubá. Apesar dos desafios, esta edição é uma verdadeira obra de arte. Ela é sobre conexão, ação e o encanto que a cultura do povo preto traz, lproporcionando alegria para todos“, conta Paula Tanga. 

Vai ter funk das antigas 

Um momento especial, intitulado “O Baile Continua no Céu,” será produzido pelo cantor Buchecha, com o apoio de “Os Crias do Funk,” um coletivo formado por MCs e DJs que prestarão homenagem a ícones do Funk que nos deixaram ao longo das últimas duas décadas. Além disso, a noite de premiação reconhecerá o ativismo dos movimentos sociais, políticos e culturais fluminenses por meio da categoria “Ubuntu Movimentos,” agraciados com a “Medalha Honrosa Ubuntu.” 

A curadoria do evento é composta por Dani Salles, Binho Cultura, Rita Dir e Zulu TR, enquanto a equipe operacional é liderada por Faby Souza, Francisco Martins, Luiz Hollif, Andrea Lococa, Marta Caminha e Johnny Barroso . Personalidades como Martinho da Vila, Juliana Alves, Dr. Kathleen Conceição, Rodrigo França, Yuri Marçal, Levi Asaf, Adalberto Neto, Flávia Oliveira, Carla Cristina Cardoso, Deo Garcez, Rebecca, Ernesto Xavier e Luana Xavier são presenças confirmadas no evento. 

Esta edição do Prêmio Ubuntu é realizada pela ONG Afrotribo e Funarj, com o apoio da Mover, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e do INADI – Instituto Nacional Antirracista da Diversidade e Inclusão.

Serviço:

• Data do Evento: 26 de setembro de 2023 

• Local: Sala Cecília Meireles, Lapa, Centro do Rio de Janeiro

• Presenças Confirmadas: Martinho da Vila, Juliana Alves, Dr. Kathleen Conceição, Rodrigo França, Yuri Marçal, Levi Asaf, Adalberto Neto, Flávia Oliveira, Carla Cristina Cardoso, Deo Garcez, Rebecca, Ernesto Xavier, Luana Xavier e Jhonny Barroso. 

Leia também: Segunda edição do Festival Negritudes vai discutir as narrativas negras no audiovisual

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top