Brasil está entre os países com mais bilionários do mundo, afirma censo internacional

ballots-gdbcfcf7dc_1280.jpg

O Brasil aparece em 14º no ranking de países com mais bilionários no mundo. A Wealth-X divulgou dados do Censo Bilionário de 2023. A pesquisa mostra índices sobre os mais ricos do mundo e, em relação ao último censo, o Brasil ocupava a 13ª posição.

No levantamento divulgado na última quarta-feira (31), Estados Unidos, China e Alemanha, são os três primeiros colocados da lista, todos mantendo as posições de 2021. O censo mostra ainda que a população global de bilionários caiu 3,5% em 2022, uma queda de 3.194 indivíduos.

O Brasil caiu uma posição em relação ao censo de 2022 – Foto: Pixabay

Em 2018 foi a última vez em que houve uma uma queda como essa. O patrimônio da população de bilionários também caiu para US$11,1 trilhões, queda de 5,5% no ano passado, foi a segunda maior baixa anual dos últimos dez anos.

“O Censo Bilionário 2023 examina as mudanças no patrimônio líquido e na população total por região e cidade. Entre as inúmeras descobertas, o relatório revela que os 15 principais países bilionários abrigam três quartos da população bilionária global. sublinhando o status influente deste seleto grupo de mercados de riqueza e as oportunidades focadas para empresas e organizações que se envolvem com os super-ricos”, diz Maya Imberg, que é chefe de liderança de pensamento e análise da Altrata, responsável pela Wealth-X.

É importante lembrar que o país contou com 73 novos bilionários, segundo ranking da Forbes durante os anos de pandemia. Foram 33 novos bilionários em 2020, e 40, em 2021. Em 2022, de acordo com a Forbes, haviam 62 nomes de indivíduos ou famílias do Brasil que possuíam fortunas acumuladas acima de US$ 1bilhão.

Leia mais: Taxa de desemprego volta a subir e atinge 8,6% em fevereiro, aponta IBGE

O Brasil também apareceu como o 9º país com mais desigualdade do mundo, segundo dados da Síntese de Indicadores Sociais, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos parâmetros do Banco Mundial (Bird). O número de pessoas em situação de miséria está em 13,5 milhões de indivíduos e, segundo a Credit Suisse, 1% do país possui 46,9% da renda total do país, ou seja, quase metade.

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top