Quatro anos de mandato e o ex-presidente Jair Bolsonaro cumpriu apenas um terço das promessas eleitorais. Ainda como candidato nas eleições de 2018, Bolsonaro prometeu realizar 58 compromissos eleitorais, mas somente 19 foram realizados integralmente, entre os quatro anos de presidência, esse número corresponde a 33% do total.
Ao todo 33% das missões presidenciais foram realizadas plenamente, 17% incompletas e 50% não abandonadas. Entre alguns dos desejos bolsonaristas para o Brasil estão: Acabar com indicações políticas na escolha de ministros; não aumentar impostos; reduzir a maioridade penal e rotular como terrorismo invasão a propriedades privadas, nenhum desses anseios foram cumpridos.
Um levantamento realizado pelo portal G1 mapeou promessas feitas por Jair em entrevistas, debates, agendas eleitorais e no governo entregue ao TSE, elas contemplavam diversos setores de comando do país como economia, educação, saúde e segurança pública.
Fim do governo
O governo Bolsonaro ganhou fim dia 31 de dezembro de 2022, o até então presidente se encontrava nos EUA, fora do Brasil. Em sua ausência, o general Hamilton Mourão atendia como presidente em exercício. Ele realizou um último oficial posicionamento em do governo bolsonarista e pontuou que lideranças políticas e o povo não corroboraram para um bom governo.
“Lideranças que deveriam tranquilizar e unir a nação em torno de um projeto de país deixaram com quem o silêncio ou o protagonismo inoportuno e deletério criasse um clima de caos e de desagregação social e de forma irresponsável…”
Leia também: Bolsonaro diz que irá à Justiça contra Lula para proteger sigilo de 100 anos
Além disso, Mourão também deixou um recado para os seus apoiadores que estão proferindo atos antidemocráticos por todo país “voltem aos seus afazeres”.