Bolsa Família terá bônus de R$50 para lactantes e permissão de empréstimo a quem recebe BPC

image_processing20200201-29235-n8rlox-1.jpg

Brasília - Lorrane Paiva partcipa com seu bebê do mamaço” em plena estação de metrô de Samambaia, como forma de superação ao que ainda resta de preconceito contra um gesto natural. O ato também servirá de abertura para a campanha Incentive a Vida.( Elza Fiuza/Agência Brasil)\r

O Bolsa Família vai pagar um bônus de R$ 50 para mulheres beneficiadas pelo programa que estejam amamentando os filhos, e será pago por até 6 meses. A emenda foi aceita e inclusa no relatório da Medida Provisória do programa. A MP inicial do governo só previa o pagamento extra para gestantes e crianças entre 7 e 18 anos.

De acordo com o relator, o deputado Dr. Francisco (PT), o valor adicional já foi alinhado com o governo federal, que deve começar a ser pago em junho. Também está incluso no novo texto a possibilidade de titulares de Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) usarem ele para fazer empréstimo consignado mas com um limite de até 30% de comprometimento da renda mensal.

O bônus para as beneficiárias lactantes será pago por até 6 meses /Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

Esses titulares são idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade, cujo rendimento familiar é de até 25% do salário mínimo por pessoa da família. Mas os demais aposentados e pensionistas, continuam com uma margem para crédito com desconto em folha de 45%.

Além disso o novo relatório também vai permitir que 5% do benefício seja comprometido para a amortização de despesas contraídas por cartão de crédito. Após o pedido de adiamento da votação da MP do Bolsa Família, que vai acontecer nesta quarta-feira (10) na Comissão Mista no Congresso Nacional, foram apresentadas 257 emendas, e 43 foram aceitas, modificando o texto original.

Leia também: Suspeitando de fraude, Governo pode tirar 1,2 milhão de pessoas do Bolsa Família

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top