Body shaming – Uma abordagem nutricional e social

pexels-monstera-production-7114752-1-scaled-e1695617946162.jpg

Por Dr. Saulo Gonçalves – Nutricionista Clinico

Você sabe o que é body shaming? Se sabe, ótimo. Mas se não, vem comigo que eu vou te explicar. O termo em inglês é usado para nomear atitudes destrutivas que vêm cada vez ganhando mais espaço nas redes sociais. Infelizmente.

O Body shaming, em português, significaria algo como vergonha do corpo. Mas não uma vergonha irracional ou involuntária. Trata-se de uma vergonha causada pelo outro, a partir do olhar, do comentário e da ofensa do outro. Isso, claro, sempre existiu, mas nunca com tanta força e vinda de todos os lados de gente que nunca te viu, nunca te conheceu e nunca se dá conta do poder que a palavra tem. A internet é maravilhosa, nos abre portas e janelas, mas, também é campo fértil para esses comportamentos doentios e abusivos que tem feito tão mal a tanta gente – e à sociedade como um todo acionando gatilhos perigosos nas pessoas que são alvo de body shaming.

O body shaming pode causar transtornos sérios de saúde /Foto: Pexels

O body shaming pode ser um gatilho perigoso para transtornos como bulimia e anorexia, devido à disfunção na autopercepção da imagem causada pelos ataques digitais. Os comentários maldosos provocam/estimulam a visão errônea que a pessoa tem do seu próprio corpo. Ela pode se sentir também, com isso, mais deprimida, o que causa até isolamento social, e pior casos de pessoas que retiram a vida devido à pressão social.

“Ain mas hoje em dia não pode falar mais nada”.

Não, não pode! Sobretudo se essa coisa causar sofrimento no outro, muito das vezes irreversíveis. Pois bem, ficou na dúvida? Apenas parem de falar do corpo do outro!

Leia também: Saúde do paciente transgênero

Deixe uma resposta

scroll to top