Bloco Afro Malê Debalê traz Gilberto Gil como tema do Carnaval 2020

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Em comemoração aos 40 anos de história, o Bloco Afro Malê Debalê vai homenagear o tropicalista Gilberto Gil, através de releituras das canções de Refavela (1977). O álbum, gravado após uma viagem à Nigéria, revive a herança cultural da diáspora africana e marcou época. Batizado de “Refavelando: Malê retorna a África com Gilberto Gil” o bloco afro vai apresentar o projeto para o Carnaval durante uma coletiva nesta quinta-feira (22), na Unijorge, em Salvador.

“Voltamos à década de 1970 para falar de refavelar. Aos 40 anos, o Malê faz reverência a Gil, por ser uma figura do movimento negro que pôde se revelar e sobretudo obter êxito com a música popular, a música baiana, contando a nossa história, que passa também por um processo de reafirmação da cultura de nosso povo”, comenta o presidente do bloco, Claudio Araújo.

O lançamento contará com apresentações de percussão e balé afro, em um pequeno cortejo. Estarão presentes no evento representantes dos blocos afros, representantes da Secretaria de Cultura do Estado e da Secretaria de Cultura e Turismo Municipal, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, jornalistas, músicos e compositores.

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, fundadora e CEO do portal Notícia Preta e podcaster do Canal Futura. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.