O Arraiá Gastronomia Preta acontecerá na quadra da GRES Acadêmicos da Rocinha, na Zona Sul do Rio, na próxima sexta-feira (28) e sábado (29). O evento com entrada social, vai contar com uma Feira Gastronômica com comidas típicas, quadrilha, atividades como touro mecânico, bingo e pescaria, correio do amor e um concurso para profissionais de Gastronomia.
O evento criado por Breno Cruz, o Preto Gourmet, é pensado para que pessoas pretas assumam seus papéis de destaque por meio da culinária, e celebrem a data. O primeiro dia de festa começa às 19h, até às 02h, e o segundo começa às 15h. A entrada social é uma doação de qualquer valor monetário a partir de R$ 1,00.
A Feira Gastronômica contará com 20 expositores de alimentos e bebidas foram escolhidos a partir de um processo de seleção. O Arráiá, que tem parceria com o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ), garantirá comidas gostosas ao público desde pamonha e canjica, até bolos e caldos, mas também uma quadrilha tradicional com casamento dos noivos, que são Preto Gourmet e a bartender e ativista por direitos de pessoas trans, Rochelly Rangel.
Para o noivo, que também é o idealizador da Feira e do Prêmio Gastronomia Preta, “esse casamento dentro de uma festa junina é uma relevante contribuição para expressar no mês do Orgulho LGBTQIAP+ que todas as formas de amor devem ser respeitadas”.
Em parceria com a TV Globo Rio, quem participar do touro mecânico poderá tirar uma foto em frente a um painel da novela No Rancho Fundo, e levar a lembrança impressa para casa. Para continuar a diversão, a Corrida do Saco funcionará nos dois dias de evento, para todas as idades. Já quem decidir se aventurar nos bingos e pescarias, vai concorrer a um kits de eletrodomésticos da Gaabor.
São no total 20 eletrodomésticos, entre eles air fryer, grill sanduicheira, panela de pressão elétrica, chaleira elétrica e panela de arroz elétrica. Além de brindes do Festival Gastronomia Preta, disponíveis para a pescadaria, junto dos eletrodomésticos.
A escolha do Rei e Rainha da Pipoca vai coroar o profissional de Gastronomia que obtiver maior número de votos na enquete da página do Arraiá Gastronomia Preta no Instagram. Os finalistas são: Adriana Veloso, chef e proprietária do Pescados na Brasa; Gisele Martins, chef e proprietária do Tô na Boa; Vanessa Rocha, Chef do Maria e o Boi (Recomendação Michelin 2020 e 2024); João Bandeira, merendeiro na rede pública no Rio de Janeiro; Cadu Freitas, chef de cozinha; Luan Bakeoof, confeiteiro da Baixada Fluminense.
Ações para empreendedores da gastronomia
O Arraiá oferecerá uma rede de suporte entre os empreendedores. De maneira orgânica, são discutidas as preparações, preços de venda, licenças sanitária e de venda, criação de MEI e inscrição estadual, planejamento de produção e características do público e do evento. É, também, uma experiência prática para quem está começando a se estruturar no mercado.
As pessoas que vão trabalhar no Arraiá Gastronomia Preta em posições de staff são em grande maioria da comunidade – e essa foi uma decisão em conjunto com a GRES Acadêmicos da Rocinha. Por exemplo, a sonorização do evento será realiza pelo DJ Bola – cria da Rocinha.
Realização
O projeto Pretonomia – curso de extensão do Bacharelado em Gastronomia da UFRJ coordenado pelo professor Breno Cruz – está realizando a produção executiva do Arraiá Gastronomia Preta. Ao seu lado, o professor Breno tem sua aluna de Gastronomia da UFRJ Nathália Nacif; e, Samara Meirelles – ex-aluna do curso Pretonomia. A eles se juntam outros alunos da Gastronomia da UFRJ e outras pessoas beneficiadas pelo Pretonomia em suas duas turmas. A Realização do evento é da SAV Social – ONG que atua na assessoria em nutrição e alimentação para grupos vulneráveis.
Leia também: Conheça os vencedores da 2ª edição do Prêmio Gastronomia Preta