BBB 21: Após Gil e Pocah discutirem, expressão ‘basculho’ entra no Trending Topics do Twitter. Você sabe o que significa?

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Na madrugada desta terça-feira (16) Gil e Pocah discutiram no BBB 21 após a brincadeira chamada ‘Jogo da Discórdia’. O doutorando escolheu a cantora como a participante que ele acreditava que não venceria o BBB 21. Ao final do jogo Gil sai da casa e diz que precisa ficar sozinho, mas Pocah insiste em conversar com o pernambucano que dispara: “Eu não vim do lixo pra perder pra basculho!”. A funkeira diz que não entendeu o que era, perguntou o que isso significava. Mas Gil não revelou: “Não interessa!”

Perguntamos em nosso Twitter @noticiapreta quem poderia explicar o que significava a expressão e os internautas responderam. “Basculho” significa a sujeira acumulada que existe no meio do telhado que é tirado na base da vassoura. Outros seguidores disseram que também pode ser sinônimo de lixo.

O significado de Basculho segundo o dicionário Houaiss é “criada achovalhada, que se atém aos trabalhos mais rudes da casa” ; “mulher de baixa extração, de maus aspecto“.

O jornalista Thiago Augustto, que é pernambucano, explica a origem histórica do termo: ”Basculho aqui pra gente é como se fosse o lixo do lixo. É o que sobra do lixo. Esse termo surgiu na época da ocupação espanhola em território nordestino. É a junção da palavra ”basura”, que significa lixo, com o termo entulho, que é um monte de objetos ocupando um lugar que não deveria

Assim que acabou a discussão dos brothers a palavra ‘basculho’ já estava na terceira posição do Trending Topics do Twitter.

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e com especialização em audiovisual pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, assessora de imprensa e idealizadora do portal Notícia Preta, um site de jornalismo colaborativo. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.