BaianaSystem lança minidocumentário inédito para celebrar o Carnaval de Salvador 

APOIE O NOTÍCIA PRETA

“Manifestação: Carnaval do Invisível” é o nome do minidocumentário inédito lançado na última segunda-feira (21) pela banda BaianaSystem, onde celebra o carnaval de Salvador e discorre sobre a importância da festa para a cidade, cultura afro-brasileira, política e musicalidade. Para o guitarrista Roberto Barreto, a ausência da maior festa de rua do mundo fez com que a banda refletisse sobre a necessidade de falar do carnaval, da ancestralidade dessa festa, além de pensar como serão os próximos carnavais. 

Foto: DIvulgação

“O Centro Histórico de Salvador é muito vivo [e é surreal] a ligação [que ele tem] com o carnaval, com a nossa formação e com o ‘invisível’, que é o personagem que fala dessa invisibilidade do carnaval em vários aspectos. Então o minidoc (sic) vem dessa necessidade de manifestar o pensamento sobre a nossa ancestralidade e sobre a ligação do carnaval com nossa história”, afirmou Barreto em entrevista ao G1. 

Leia também: Documentário sobre Emicida e história da cultura negra brasileira será lançado pela Netflix

Com cenas de festas carnavalescas e paisagens famosas, a obra reúne depoimentos do músico Mestre Jackson, do maestro Ubiratan Marques e do cineasta Matheus Rocha. O enredo também conta com o “Personagem Invisível”, interpretado por Leno Sacramento, uma figura sem rosto que conduz o espectador pelos cenários do curta. Em uma das cenas do documentário, a antropóloga Goli Guerreiro fala do teor político da festa:  

“Quanto mais a gente conhece a história, mais a gente consegue projetar no presente e ir além do presente. Essa consciência política que o carnaval é e sempre foi. Não é à toa que todos os movimentos políticos sonham em ocupar as ruas com suas ideias e a gente faz isso no carnaval”. 

Através de imagens de arquivo, o filme apresenta registros de carnavais desde a década de 40 até os dias atuais: Fotografias do Acervo Afro Fotográfico Zumvi, idealizado pelo fotógrafo baiano Lázaro Roberto; fotografias e imagens em Super 8 realizadas na década de 70 pelo icônico fotógrafo musical Mario Luiz Thompson; imagens do acervo da TVE Bahia e do Arquivo Público Municipal; além dos registros documentais dos carnavais do BaianaSystem e seu Navio Pirata, feito por diversos fotógrafos ao longo dos últimos 10 anos. O documentário completo foi disponibilizado no canal da Amazon Music e pode ser conferido aqui

APOIO-SITE-PICPAY

Wellington Andrade

Jornalista formado pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso) e pedagogo pela UERJ. Atualmente escreve para o Portal Notícia Preta e atua no segmento de assessoria de imprensa em parceria com a agência Angel Comunicação. Possui passagens por diferentes veículos como repórter, produtor e apurador, dentre eles TVs Record, SBT e Rede Vida de Televisão, além das rádios Bicuda FM, Nativa FM, Tupi AM e FM, Revista Ziriguidum Nota 10 e no portal especializado em Carnaval SRZD, do jornalista Sidney Rezende. Instagram: @reporterwellingtonandrade

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.