Awet Tesfaiesus: Alemanha elege a primeira deputada negra

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Pela primeira vez na história da Alemanha, uma mulher negra foi eleita deputada e conquistou um assento no parlamento alemão. Awet Tesfaiesus, 47, é advogada especializada em direitos de migrantes e refugiados. Nasceu na Eritreia e migrou para a Alemanha com a família aos seis anos. Awet conquistou sua vaga no Legislativo pelo partido Verdes.

Em fevereiro de 2020, um episódio trágico, lhe fez querer concorrer a uma vaga no parlamento alemão: um homem entrou em dois bares frequentados por imigrantes na cidade de Hanau e abriu fogo, matando nove pessoas. A investigação apontou que o assassino tinha motivações racistas.

Awet Tesfaiesus,é advogada especializada em direitos de migrantes e refugiados. Foto: Partido Verde

“Aquilo me atingiu muito fortemente, foi um tapa na cara de todos nós”, contou Tesfaiesus à emissora pública Hessenschau, acrescentando que o atentado quase a fez deixar o país com marido e filho.

“Quando criança, eu não imaginava que poderia haver advogados, médicos ou políticos negros”, afirmou a parlamentar eleita. Agora, ela pretende fazer de seu mandato um instrumento de luta por igualdade de oportunidades para negros e imigrantes em um país cuja história carrega cicatrizes provocadas por crimes de ódio.​

Mulheres trans também eleitas

Essas eleições também marca a primeira vez que duas mulheres transexuais conquistaram assentos no Bundestag, o Parlamento do país. Tessa Ganserer, 44, e Nyke Slawik, 27, ambas também do Partido Verde, foram eleitas deputadas.

APOIO-SITE-PICPAY

Thiago Augustto

Um filho negro adotado. Thiago Augustto faz questão de marcar sua existência pela raça e pela oportunidade de viver. Transformou o tabu da adoção num grande motivo de orgulho. É criador de conteúdo e palestrante. Se formou em jornalismo em 2014, desde então, trabalha na TV Globo Recife, atuando como produtor e repórter. No Notícia Preta, é editor e coordena os colaboradores das regiões norte e nordeste. Em 2021, criou o Futuro Black - um banco de talentos e de fontes profissionais pretas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.