O Centro de Estudos da Juventude oferece curso gratuito para jovens periféricos

portrait-of-smiling-young-beautiful-dark-skinned-curly-student-girl-on-a-cafe-terrace-holding-textbooks-wearing-in-yellow-coat-enjoys-the-weather.jpg

Até o dia 30 de setembro estão abertas as inscrições para o curso “Juventude e Cultura Periférica: Trabalho e Cidadania”, voltado, principalmente, para jovens da periferia de São Paulo. Composto por nove disciplinas, o curso é oferecido pelo Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ) em parceria com a União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO).

Os estudantes terão disciplinas de cultura negra e periférica – Foto: Freepik

Os cursos são voltados para cultura na periferia, racismo estrutural, juventude e trabalho, além de abordar também a construção de habilidades, com a criação e gestão de projetos, comunicação digital e empreendedorismo social. 

Para Euzébio Jorge, presidente do CEMJ, o curso apresenta reflexões, apontando caminhos ao aprofundar temas que fazem parte do cotidiano das periferias e da juventude negra, além de oferecer uma formação específica que amplie o acesso ao trabalho. “Por meio das disciplinas, o cursista poderá ter a experiência de fortalecer a apropriação de sua cultura, das suas narrativas de si mesmo e comunitárias, assim fomentar a liderança dos jovens em projetos sociais, engajar ao associativismo e possibilitar o acesso ao emprego decentes”, avalia.

Leia também: Umbu Podcast lança 5ª temporada com democracia como tema principal

O curso é EaD, em uma plataforma responsiva, que pode ser acessada pelo desktop e pelo celular também, e é composto por videoaulas, leituras orientadas, fóruns de discussão, atividades de criatividade e mediação e orientação cultural. 

Disciplinas

As disciplinas são optativas e para certificação o cursista deverá concluir no mínimo 40 horas. Entre elas: aulas expositivas que ampliam o entendimento sobre a identidade negra e periférica, cultura, educação e trabalho, projetos sociais, movimentos sociais e produção cultural.

Para saber mais e realizar as inscrições, acesse o site do Centro de Estudos e Memória da Juventude.

Igor Rocha

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.

Deixe uma resposta

scroll to top