Comitê Olímpico Brasileiro suspende jogador de vôlei Wallace por ameaça a Lula

Wallace-2.jpg

Nesta sexta-feira (03), o Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB) suspendeu provisoriamente Wallace de Souza, jogador de volei do Cruzeiro, de todas as atividades do COB, por enquete sobre tiro no Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão ainda será referendada no curso do processo que corre em sigilo no Conselho Ética.

A abertura do procedimento para apurar a conduta do ex-jogador da seleção e medalhista olímpico foi motivada por uma representação apresentada pela AGU. Wallace sugeriu nas redes sociais dar um “tiro.

No caso em análise, as ofensas, as incitações ao crime e as ameaças – ainda que algumas delas veladas já que postas em forma de pergunta ou interpretáveis por se tratar de imagem – foram todas elas praticadas contra a autoridade máxima do país, que ocupa o posto em razão de processo eleitoral democrático e escorreito. Fica justificada processualmente, dessa forma, a intervenção da Advocacia Pública nesse feito. Assim, fica acolhida a participação processual da Advocacia Geral da União nos termos solicitados. Demais disso, é importante analisar o ato – confessadamente praticado – para fins de aplicação de medida emergencial“, diz o parecer, que encerra com a suspensão.

As representações da Advocacia-Geral da União (AGU) afirmam que Wallace “não é só um mau exemplo, é um mau atleta, que deve ser repreendido por toda a comunidade esportiva”.

Decisão foi tomada após parecer inicial de relator do Órgão Independente do Comitê Olímpico. Jogador já havia sido suspenso pelo Cruzeiro, seu clube

LEIA TAMBÉM: Wallace recebeu R$ 308 mil de programa criado por Lula

Nos documentos encaminhados ao COB e à Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), a AGU diz que a conduta de Wallace configura incitação ao crime e “não está albergada pela liberdade de expressão, pois ninguém é autorizado a cometer crime invocando essa liberdade fundamental“.

A conduta do atleta ora representado é ainda mais abjeta, pois os atletas, por sua exposição pública, conformam e reproduzem atitudes dos seus admiradores, no mais das vezes crianças e adolescentes que desejam praticar atividades esportivas e realizar o sonho de se tonar um atleta de renome“, afirma a AGU.

0 Replies to “Comitê Olímpico Brasileiro suspende jogador de vôlei Wallace por ameaça a Lula”

Deixe uma resposta

scroll to top