Na próxima segunda-feira (24), vai ao ar o sexto e último episódio do videocast ‘Antenados’, apresentado pela jornalista Thais Bernardes, CEO do Notícia Preta. Com mais de 40 anos de carreira como professora, pedagoga e especialista em educação no terceiro setor, Isa Lopes fala sobre o envelhecimento da população e o mercado de trabalho.
“As organizações sociais cumprem o papel de complementar a ausência do Estado. Eu costumo dizer que, no dia em que não houver mais organizações sociais, é porque todos os problemas sociais foram solucionados. O terceiro setor vai onde as coisas não estão funcionando”, segundo ela, as iniciativas do terceiro setor atuam como um suporte essencial onde o Estado não consegue alcançar.

Essa lacuna se reflete diretamente na inclusão da população mais velha no mercado de trabalho. Muitas vezes, esses profissionais enfrentam dificuldades para se recolocar, seja por falta de qualificação atualizada, seja por preconceito etário. Nesse sentido, as ONGs e projetos sociais desenvolvem programas que capacitam e incentivam empresas a enxergar o potencial desses trabalhadores.
Antenados
Com uma proposta educativa e inclusiva, o podcast “Antenados” convida figuras públicas para debater questões importantes que recentemente ganham espaço na mídia tradicional. A tem iniciativa como meta abordar temas complexos de maneira descomplicada, apresentando informações claras e acessíveis ao público, sempre com um tom acolhedor. O programa se dedica a ir além do óbvio, promovendo diálogos significativos sobre as nuances e desafios do mundo atual.
Sobre o Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB):
Criado há 25 anos, o Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e tem como propósito ser agente de transformação social para reduzir as desigualdades e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país, potencializado por parcerias e pelo Sistema Coca-Cola.
Reconhecidos por sua tecnologia social e capacidade de escala, assumiu o compromisso público de, até 2030, promover o empoderamento econômico, através da geração de oportunidades no mundo do trabalho para 5 milhões de jovens, prioritariamente negros e mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica no país. Até hoje, o ICCB já beneficiou 637 mil pessoas.