O artista mineiro radicado em São Paulo, Jardélio Santos Alves, expõe a mostra Vividas – Narrativas Negras em Trânsito, até o próximo dia 7 de novembro, no Centro Cultural da Juventude (CCJ), em São Paulo.
A exposição conta com 30 obras inéditas que retratam memórias e paisagens da Brasilândia, um território preto e periférico de São Paulo. As pinturas à óleo foram realizadas pelo artista Jardélio Santos Alves. Segundo ele, infâncias, vielas, becos, brincadeiras, família e proteção são algumas das temáticas da exposição, “mas ela atravessa a cada pessoa pela lembrança e acolhimento que as pinturas e a sala de exposição, reformada para este período, são capazes de provocar“, afirma.
Jardélio ressalta que o período pandêmico gerou quase dois anos de confinamento, gerando um olhar diferenciado para os locais de vivência. “Arrisquei-me nos processos dessa série de paisagens e retratos que ainda estão em construção, e que expõem minhas intimidades e me provocam a pintar cenas cotidianas do meu entorno. Cada quadro elaborado tem uma história e uma urgência que me atravessa de alguma forma: das memórias de infância no interior de Minas Gerais às desigualdades sociais do cotidiano periférico da Zona Norte de São Paulo“, comenta.
Leia também: São Paulo recebe exposição gratuita sobre Carolina Maria de Jesus
O artista ainda ressalta a importâncias das mulheres periféricas na luta por dias melhores para seus filhos e suas famílias. “Também vi, nos reflexos dos óculos e nas janelas, o brilho e força dos olhares das mães que estão na linha de frente, lutando e orando pelos seus filhos que transitam nas paisagens da calada da noite, atravessando pontes de um Estado ausente”, conclui.
Oficinas
Além da exposição, Jardélio também oferece uma oficina de pintura, que acontecerá sempre aos sábados, às 14h, e são disponibilizadas 10 vagas para cada dia de oficina. “Através do diálogo e da troca de experiência, cada participante será convidada/e/o a experimentar práticas de pintura em tela em propostas de autorretrato. Essa atividade tem como objetivo principal, experimentar processos da pintura, valorizando a identidade e as possibilidades de criação através de vários tons e cores“, finaliza.
Para saber mais sobre a exposição, agendar uma visita, ou se inscrever para uma das oficinas, clique aqui.