“Estou aqui para quebrar o silêncio”. Foi assim que Arthur Nory, medalhista olímpico brasileiro, começou o pedido de desculpas pelas ofensas racistas feitas ao ginasta Angelo Assumpção em 2015. O vídeo foi postado nesta terça-feira (1°) no Instagram de Nory e se refere ao fato ocorrido um ano antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Na ocasião, Felipe Arakawa, Henrique Flores e Arthur Nory – todos ginastas brancos – aparecem um um vídeo ofendendo Assumpção. Frases como “o saquinho de supermercado é branco, e o do lixo é preto”, seguidas de gargalhadas, são flagradas nas imagens. Enquanto os colegas se divertiam, Angelo se mostrava visivelmente constrangido.
Angelo sofreu um duplo golpe: no auge da carreira e integrante da seleção brasileira desde 2012, o ginasta vivia a expectativa de ser convocado para a Rio 2016. No entanto, ficou de fora da lista final e viu o próprio Nory disputar e vencer a medalha de bronze no solo.
“Procurei o Angelo em três momentos para pedir perdão. É direito dele me perdoar ou não, e é obrigação minha aprender com meu erro, buscar conhecimento, me tornar uma pessoa melhor e, principalmente, me desconstruir”, afirmou Arthur, no vídeo.
O caso voltou à tona após uma reportagem do Esporte Espetacular, da TV Globo, que entrevistou Angelo Assumpção em agosto. O atleta contou que a carreira desandou de vez após o episódio, e uma série de fatores – incluindo outras denúncias de racismo – culminou na demissão do ginasta, que competia pelo Pinheiros desde a infância. Hoje, aos 24 anos, Angelo está desempregado.
Enfia o pedido de desculpas no c*, pois sua brincadeirinha acabou com os sonhos e a carreira de um jovem Negro, enquanto vc subiu e usufruiu acabando com a concorrência vc merece uma bala na cabeça seu….
A DESCULPA É POR QUE A VIDA DELE FOI LADEIRA ABAIXO/ NO MINIMO TEM CERTEZA, PRECONCEITUOSAMENTE, QUE SUAS MAZELAS É PRAGA DO OUTRO. CONTINUA CHEIO DE PRECONCEITO.