Após cancelar perfil devido suas declarações racistas, Rodrigo Branco reativa Instagram e ganha mais de 10 mil seguidores

APOIE O NOTÍCIA PRETA

As declarações racistas de Rodrigo Branco renderam ao jornalista 12 mil novos seguidores no Instagram. Nesta terça-feira (07) o ex diretor da Tv Band reativou seu perfil na rede social. Após chamar a participante do BBB20 Thelma Assis de “negra coitada”, e dizer que Maju Coutinho está apresentando o Jornal Hoje apenas por causa da cor, o diretor de TV “queridinho das estrelas” fez um vídeo para se ‘desculpar’, disse que “errar é humano” e cancelou seu perfil no Instagram. Uma semana depois Rodrigo volta as redes com 902 mil seguidores, ao desativar sua conta eram 850 mil pessoas seguindo o diretor.

Rodrigo Branco disse que deixou as redes sociais pois foi ameaçado: “Desabilitei minhas redes sociais em virtude dos ataques de ódio, que não ajudam neste momento. Só não aceito o ódio. Saí das redes sociais porque usaram fotos minhas com a minha filha, dizendo que temos de morrer. Ameaça, calúnia, difamação também são crimes, e, infelizmente, as pessoas que estão fazendo isso não mostram a cara, não terão consequências como eu terei. Não posso me matar para satisfazer a maioria das pessoas. Tenho minha vida”, disse o jornalista em entrevista a revista Veja nesta semana.

Mesmo após toda a repercussão do caso, o queridinho das estrelas que faz vezes de guia turístico de celebridades nos EUA reforçou que não gosta de Thelma, mesmo sem a conhecerm, nem de Maju Coutinho mas, segundo ele, não seria por elas serem negras: “Não sou racista. O que quis dizer é que o fato de ser negro não pode encurtar caminhos. Ser branco também não deveria encurtar. Há pessoas competentes em todos os lados. Não gosto da Thelma, do BBB, como jogadora. Não é por ser negra. Só não gosto. O mesmo se aplica à Maju. Sei que é uma pessoa maravilhosa, mas não gosto dela como apresentadora. Fui infeliz na forma de dizer e agora tenho de assumir as consequências¨, disse o diretor de TV.

Ivete Sangalo sai em defesa de Rodrigo Branco

Na semana passada a cantora Ivete Sangalo surpreendeu muitos fãs ao defender o amigo Rodrigo Branco durante uma live feita no Instagram dela. A cantora contou que seu amigo está muito chateado com a situação.

“Muitos de nós não sabemos o que é ser discriminado. Muitos de nós não sabe o sabor disso. De ser olhado de forma diferente, de ser considerado diferente, de incutirem na vida dos filhos dessas pessoas que o cabelo deles não é bonito, que a cor dele é diferente e que eles não podem brincar na rodinha e que eles não podem estar à frente de um telejornal, e que eles não podem ser médicos, cientistas, doutores, modelos, mães, mulheres. Então o que eu quero dizer a vocês é que eu discordo completamente dessa postura dele. Conversei com ele e falei da minha tristeza, eu acho que ele já está aprendendo”, defendeu a cantora.

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, fundadora e CEO do portal Notícia Preta e podcaster do Canal Futura. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

1 Comment

  • O indivíduo comete o crime de racismo ou injúria racial, sabendo que será aceito pelos seus pares brancos, ou seja, o racismo interpessoal é escorado pelo racismo institucional e estrutural, é isso!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.