As declarações racistas de Rodrigo Branco renderam ao jornalista 12 mil novos seguidores no Instagram. Nesta terça-feira (07) o ex diretor da Tv Band reativou seu perfil na rede social. Após chamar a participante do BBB20 Thelma Assis de “negra coitada”, e dizer que Maju Coutinho está apresentando o Jornal Hoje apenas por causa da cor, o diretor de TV “queridinho das estrelas” fez um vídeo para se ‘desculpar’, disse que “errar é humano” e cancelou seu perfil no Instagram. Uma semana depois Rodrigo volta as redes com 902 mil seguidores, ao desativar sua conta eram 850 mil pessoas seguindo o diretor.
Rodrigo Branco disse que deixou as redes sociais pois foi ameaçado: “Desabilitei minhas redes sociais em virtude dos ataques de ódio, que não ajudam neste momento. Só não aceito o ódio. Saí das redes sociais porque usaram fotos minhas com a minha filha, dizendo que temos de morrer. Ameaça, calúnia, difamação também são crimes, e, infelizmente, as pessoas que estão fazendo isso não mostram a cara, não terão consequências como eu terei. Não posso me matar para satisfazer a maioria das pessoas. Tenho minha vida”, disse o jornalista em entrevista a revista Veja nesta semana.
Mesmo após toda a repercussão do caso, o queridinho das estrelas que faz vezes de guia turístico de celebridades nos EUA reforçou que não gosta de Thelma, mesmo sem a conhecerm, nem de Maju Coutinho mas, segundo ele, não seria por elas serem negras: “Não sou racista. O que quis dizer é que o fato de ser negro não pode encurtar caminhos. Ser branco também não deveria encurtar. Há pessoas competentes em todos os lados. Não gosto da Thelma, do BBB, como jogadora. Não é por ser negra. Só não gosto. O mesmo se aplica à Maju. Sei que é uma pessoa maravilhosa, mas não gosto dela como apresentadora. Fui infeliz na forma de dizer e agora tenho de assumir as consequências¨, disse o diretor de TV.
Ivete Sangalo sai em defesa de Rodrigo Branco
Na semana passada a cantora Ivete Sangalo surpreendeu muitos fãs ao defender o amigo Rodrigo Branco durante uma live feita no Instagram dela. A cantora contou que seu amigo está muito chateado com a situação.
“Muitos de nós não sabemos o que é ser discriminado. Muitos de nós não sabe o sabor disso. De ser olhado de forma diferente, de ser considerado diferente, de incutirem na vida dos filhos dessas pessoas que o cabelo deles não é bonito, que a cor dele é diferente e que eles não podem brincar na rodinha e que eles não podem estar à frente de um telejornal, e que eles não podem ser médicos, cientistas, doutores, modelos, mães, mulheres. Então o que eu quero dizer a vocês é que eu discordo completamente dessa postura dele. Conversei com ele e falei da minha tristeza, eu acho que ele já está aprendendo”, defendeu a cantora.
O indivíduo comete o crime de racismo ou injúria racial, sabendo que será aceito pelos seus pares brancos, ou seja, o racismo interpessoal é escorado pelo racismo institucional e estrutural, é isso!