Ane Oliveira levará a cultura nortista para São Paulo, na Jägermeister Night Embassy

WhatsApp-Image-2022-10-18-at-16.43.56-1.jpeg

Buscando reacender e fortalecer a vida noturna paulista em sua primeira edição na América Latina, a Jägermeister Night Embassy, que começou no dia 07 de outubro, no centro antigo de São Paulo, tem uma programação especial com artistas e organizações culturais da cena paulistana, mas que trazem um pouco de todo o país em evidência.

A artista responsável por coordenar a programação do evento nos dias 21 e 22 de outubro, é a produtora paraense Ane Oliveira. Com um trabalho focado em produções audiovisuais e musicais, Ane diz que “São Paulo está intimamente ligada ao que é originário” e que por isso, o espaço de visibilidade oferecido pelo evento para exaltar a cultura nortista é a oportunidade de quebrar a ideia de que o Norte representa um novo olhar.

Ane Oliveira comanda as noites dos dias 21 e 22 de outubro – Foto: Fernando Gonsales

“O Norte é a cultura basilar da história desse país, e vem pro centro urbano de São Paulo para unir os corações nortistas que aterrissaram e articulam em SP enquanto movimento”, explica a artista, que reforça a importância de refletir sobre a posição que a região assume no desenvolvimento da cultura nacional, e por isso, romper com uma configuração que exclui os que não estão no centro.

“Para valorizar quaisquer culturas alijadas das posições nacionais de destaque, devemos mirar a nossa bússola e o nosso senso de protagonismo para às margens, pois é lá que as raízes e sementes vingam na terra. Ainda que historicamente alijado, o Norte tem na sua peculiaridade musical, sensorial, visual, gastronômica e cultural a sua expansão. E é aí que a cultura nacional ganha ao beber do Norte: ela
bebe da sua própria fonte originária”
.

Levando o nome de “No Embalo da Pororoca”, a intervenção proposta por Ane Oliveira receberá um mix de expressões artísticas do Norte, que segundo ela, terá um impacto muito especial na noite paulistana. A produtora ainda completa falando sobre seu papel nessa parceria. “Acredito que o Norte agrega inovação, conexão, múltiplas linguagens e um senso de coletividade que tem muito o que ensinar pro Brasil. Mirando este caminho, me coloco como uma ponte entre a cultura noturna que emerge a nível nacional – e é marca carimbada de São Paulo – e o calor frenético enraizado na composição da
cena de arte nortista”
, conta a produtora.

Muito animada com o convite, Ane afirma que “o grande centro de São Paulo vai ferver” com a diversidade sonora da região, e que essa liberdade criativa é muito prazerosa.”Me sinto realizada no papel de produtora de projetos como esse, que apontam para os caminhos que acredito, onde as raízes da noite se entrelaçam com as raízes do Brasil”.

O que esperar de “No Embalo da Pororoca”

Com essa missão de criar um ambiente seguro e caloroso para receber a frenesi da vida noturna, como já visto nas edições realizadas em outros países, Ane considera a Jägermeister Night Embassy “uma oportunidade única, acolhedora e cheia de liberdade de criação” tanto para os artistas que produzem o evento, quanto para o público.

O evento vai agitar a capital paulista, em seu segundo final de semana – Foto: Divulgação

Animada com a colaboração, a artista e produtora afirma que quer “os rios correndo e desaguando no coração de SP” quando se refere aos seus planos para a missão que recebeu. Para o evento, Ane Oliveira levará uma série de personalidades que ficarão responsáveis por essa imersão. Estarão presentes os artistas visuais PV Dias – com quadros e peças interativas – e a fotógrafa documental Nay Jinknss, com seus registros da Feira Ver o Peso – o maior mercado livre a céu aberto da América Latina -, que cuidarão das exposições.

Além disso, Ane também levará o DJ Zek Picoteiro, que segundo ela vai compartilhar suas pesquisas sobre o Technobrega, e o artista Luska Mariano com apresentações artísticas interativas, feitas a partir das instalações e sonoridades do local.

A artista menciona também o retorno do Círio de Nazaré, que acontece em Belém, após a paralisação por conta da pandemia. Ane afirma que voltar a vivenciar e trabalhar na festa foi uma experiência energizante, já que segundo ela, “o ano doparaense começa agora”. A produtora conclui dizendo que pretende levar essa energia para a Jägermeister Night Embassy. “Um pouco desse calor e desse momento festivo que queremos levar para São Paulo. Uma festa acolhedora, quente, sexy…que é tudo que a galera do norte representa”.

Leia também: Estilista Diego Gama inaugura o primeiro final de semana da Jägermeister Night Embassy, em São Paulo

As festas também fazem parte da programação, convocando o público para uma intensa experiência, mas a realização de workshops potencializa ainda mais o evento, promovendo uma aproximação com a arte e a cultura. Segundo a produtora, a iniciativa é muito especial.

“A abertura para trocas, formações e instruções sobre o fazer artístico e as culturas que movimentam as artes é, talvez, um dos principais diferenciais nessa parceria com a Jägermeister. Penso que tudo o que é cultura tem berço histórico e arranjos distintos sobre formas de ser e fazer”, explica Ane Oliveira.

O evento é totalmente gratuito, e será realizado na Rua Venceslau Brás, número 61, na Sé, em São Paulo Para participar e saber mais informações sobre o evento e a programação, clique aqui.

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

0 Replies to “Ane Oliveira levará a cultura nortista para São Paulo, na Jägermeister Night Embassy”

Deixe uma resposta

scroll to top