Neste sábado (23), alunos da Faculdade Zumbi dos Palmares, manifestam na Rua Jorge Velho, localizada no bairro Bom Retiro, em São Paulo, reivindicando a mudança do nome da rua. Os estudantes se reuniram para criar o movimento ‘Zumbi Resiste’, com o objetivo transferir a homenagem de Domingos Jorge Velho para Zumbi dos Palmares, além de transformar o local em um espaço de resistência da cultura negra.
Na quarta-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a história, desconhecida por grande parte da população, começou a ser contada nas redes sociais do projeto e se espalhou rapidamente. Lucas Carvalho, um dos estudantes, afirma que eles desejam “apagar as honrarias ao carrasco Domingos Jorge Velho”. O bandeirante, conhecido por matar milhares de negros e indígenas, foi chefe das tropas que destruíram o Quilombo dos Palmares e assassinaram o líder Zumbi.
Onze alunos da faculdade comandam o projeto, com apoio da reitoria, eles encaminharam uma petição à Prefeitura de São Paulo, exigindo a troca de nome. Para que a mudança seja realizada são necessárias assinaturas de 70% dos moradores da rua. A ocupação acontecerá às 14h, haverá rodas de conversas e manifestações artísticas que farão referência à história de Zumbi dos Palmares. Segundo Lucas, “a intervenção não é sobre festejar e sim um manifesto de indignação”.
0 Replies to “Alunos da Faculdade Zumbi dos Palmares manifestam pedindo mudança de nome de rua que homenageia assassino do líder quilombola”