Estudo inédito sobre acne em homens trans negros vence prêmio de inclusão científica
Estudo inédito sobre acne em homens trans negros vence prêmio de inclusão científica
Pesquisa premiada estuda como a testosterona afeta a pele de homens trans negros e propõe tratamentos para acne severa e manchas na pele.\ - Foto: Pexels
Durante o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, uma pesquisa brasileira inédita lança luz sobre um tema pouco explorado: os impactos da hormonização na saúde da pele de homens trans negros. O estudo, liderado pela endocrinologista baiana e professora da UFBA Luciana Mattos Barros Oliveira, foi um dos vencedores do Prêmio Dermatologia + Inclusiva, promovido pela Divisão Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal no Brasil.
A pesquisa busca compreender como a testosterona, hormônio utilizado no processo de afirmação de gênero, afeta diretamente a pele, especialmente de pessoas negras, que apresentam maior propensão a desenvolver acne severa, manchas e cicatrizes.
“A dermatologia precisa olhar para esses corpos de forma mais específica. A pele preta é diferente, a pele em transição hormonal é diferente. Se a ciência ignora isso, ela está ignorando vidas”, afirma a Dra. Luciana.
Pesquisa premiada estuda como a testosterona afeta a pele de homens trans negros e propõe tratamentos para acne severa e manchas na pele – Foto: Pexels
O estudo contará com a participação de até 50 homens trans baianos em fase inicial de hormonização. Eles passarão por testes com duas substâncias tópicas, com o objetivo de avaliar a eficácia no controle da acne e na prevenção de hiperpigmentações. A pesquisa recebeu uma bolsa de R$ 50 mil para seu desenvolvimento.
Segundo a médica, a proposta vai além da estética: trata-se de uma questão de saúde pública. Até 85% dos homens trans relatam quadros graves de acne no primeiro ano de tratamento hormonal.
“A acne severa pode causar dor, afetar a autoestima e gerar ainda mais sofrimento em uma população já vulnerável ao preconceito e à invisibilidade”, reforça.
O estudo também surge como resposta à escassez de dados e à negligência histórica da saúde integral de pessoas trans, especialmente negras. Dados do Fundo de População da ONU (UNFPA) revelam que homens trans negros concentram 56% das ocorrências de violência entre pessoas trans no Brasil. Além da violência, enfrentam baixa expectativa de vida, acesso precário à saúde e altos índices de exclusão social.
Um relatório do FONATRANS intitulado Travestilidades Negras detalha as desigualdades enfrentadas por essa população em áreas como educação, emprego e acesso à saúde, reforçando a urgência de ações afirmativas.
O reconhecimento da pesquisa pelo Grupo L’Oréal marca um avanço simbólico e prático. A empresa afirma que a transformação da ciência passa também por dentro: 16,4% de seus colaboradores no Brasil se autodeclaram LGBTQIAPN+, e 92% afirmam se sentir seguros no ambiente de trabalho, segundo o censo interno de 2023.
Mais do que uma premiação, o estudo liderado por Luciana Oliveira representa um passo importante rumo à equidade científica, ao colocar corpos historicamente marginalizados no centro da produção de conhecimento e da prática clínica.
“Não estamos falando apenas de estética. Estamos falando de saúde, dignidade e pertencimento”, conclui a endocrinologista.
Incidência é maior entre as crianças pequenas e os idosos Pelo menos 287 pessoas morreram por síndrome respiratória aguda grave (SRAG causada por covid-19 apenas este ano, no Brasil. O…
DeAndre Arnold foi suspenso e impedido de participar da formatura de sua escola, no Texas (EUA), por se recusar a cortar seus dreads, em janeiro deste ano. Ele recebeu um…
O Governo português abriu, pela primeira vez em sua história, uma consulta pública para debater o combate ao racismo e à discriminação no país. A iniciativa fica disponível na plataforma…
Fonte: AFP Uma faixa do presidente do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa, de 80 anos, está pendurada em um prédio em ruínas em Mbare, um subúrbio pobre da capital Harare, na qual ele…
Realizada de forma online, a Flup 2020 terá mesa internacional, que terá como tema principal as mudanças na sociedade depois da morte de George Floyd Realizada pela primeira vez de…
Feira acontece nos dias 1, 2 e 3 de dezembro no Expo Center Norte, e contará com palestrantes como: Margareth Menezes, Silvio Almeida, Luciano Huck, Cafu, Aline Torres e muito mais A Expo Favela…
A partir das 21h, desta quinta-feira (17), já será possível ouvir o single inédito de Péricles e Liniker, intitulado “O melhor do mundo“. A música faz parte do projeto ‘YouTube…
Uma escola particular de Varginha, cidade a 295 km de Belo Horizonte (MG), postou uma foto de uma professora com “Black Face” e apagou a postagem após repercussão negativa nas…
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (13) o regime de urgência para a tramitação do projeto de lei 1958/21, que reserva às pessoas pretas e pardas, indígenas e quilombolas…
O Brasil está na liderança em um ranking que mede a produtividade agropecuária. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês), o Brasil é o…