Estudo inédito sobre acne em homens trans negros vence prêmio de inclusão científica
Estudo inédito sobre acne em homens trans negros vence prêmio de inclusão científica
Pesquisa premiada estuda como a testosterona afeta a pele de homens trans negros e propõe tratamentos para acne severa e manchas na pele.\ - Foto: Pexels
Durante o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, uma pesquisa brasileira inédita lança luz sobre um tema pouco explorado: os impactos da hormonização na saúde da pele de homens trans negros. O estudo, liderado pela endocrinologista baiana e professora da UFBA Luciana Mattos Barros Oliveira, foi um dos vencedores do Prêmio Dermatologia + Inclusiva, promovido pela Divisão Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal no Brasil.
A pesquisa busca compreender como a testosterona, hormônio utilizado no processo de afirmação de gênero, afeta diretamente a pele, especialmente de pessoas negras, que apresentam maior propensão a desenvolver acne severa, manchas e cicatrizes.
“A dermatologia precisa olhar para esses corpos de forma mais específica. A pele preta é diferente, a pele em transição hormonal é diferente. Se a ciência ignora isso, ela está ignorando vidas”, afirma a Dra. Luciana.
Pesquisa premiada estuda como a testosterona afeta a pele de homens trans negros e propõe tratamentos para acne severa e manchas na pele – Foto: Pexels
O estudo contará com a participação de até 50 homens trans baianos em fase inicial de hormonização. Eles passarão por testes com duas substâncias tópicas, com o objetivo de avaliar a eficácia no controle da acne e na prevenção de hiperpigmentações. A pesquisa recebeu uma bolsa de R$ 50 mil para seu desenvolvimento.
Segundo a médica, a proposta vai além da estética: trata-se de uma questão de saúde pública. Até 85% dos homens trans relatam quadros graves de acne no primeiro ano de tratamento hormonal.
“A acne severa pode causar dor, afetar a autoestima e gerar ainda mais sofrimento em uma população já vulnerável ao preconceito e à invisibilidade”, reforça.
O estudo também surge como resposta à escassez de dados e à negligência histórica da saúde integral de pessoas trans, especialmente negras. Dados do Fundo de População da ONU (UNFPA) revelam que homens trans negros concentram 56% das ocorrências de violência entre pessoas trans no Brasil. Além da violência, enfrentam baixa expectativa de vida, acesso precário à saúde e altos índices de exclusão social.
Um relatório do FONATRANS intitulado Travestilidades Negras detalha as desigualdades enfrentadas por essa população em áreas como educação, emprego e acesso à saúde, reforçando a urgência de ações afirmativas.
O reconhecimento da pesquisa pelo Grupo L’Oréal marca um avanço simbólico e prático. A empresa afirma que a transformação da ciência passa também por dentro: 16,4% de seus colaboradores no Brasil se autodeclaram LGBTQIAPN+, e 92% afirmam se sentir seguros no ambiente de trabalho, segundo o censo interno de 2023.
Mais do que uma premiação, o estudo liderado por Luciana Oliveira representa um passo importante rumo à equidade científica, ao colocar corpos historicamente marginalizados no centro da produção de conhecimento e da prática clínica.
“Não estamos falando apenas de estética. Estamos falando de saúde, dignidade e pertencimento”, conclui a endocrinologista.
A partir de 2024, as produções concorrentes a melhor filme terão que atender critérios de inclusão e diversidade Na última terça-feira (08), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável…
Após Jojo Todynho ir à delegacia no último sábado (10) para denunciar o ex-marido, Lucas Souza, por agressão verbal e pedir medida protetiva, a artista decidiu se afastar das redes…
Após diversos casos de racismo na última temporada, em especial contra o brasileiro Vini Jr, do Real Madrid, a La Liga – responsável por organizar o campeonato espanhol de futebol…
O Galpão Cine Horto recebe pela primeira vez, a Mostra de Cinema Negro Re-costuras e Afeto, que será apresentado entre os dias 4 e 25 de novembro. Curado e organizado…
A mãe de Hallan Luis Silva Ramos, de 7 anos, Jéssica Silva Ramos, usou as redes sociais nesta segunda-feira (27) pra se pronunciar sobre a morte do filho, no último…
Um levantamento realizado pelo Instituto Ipec, e publicado pelo Estado de São Paulo neste domingo (2), mostrou que seis em cada 10 jovens, entre 16 e 34 anos evitam falar…
Após tragédia que aconteceu na Escola Estadual Thomazia Montoro (SP), um aluno relatou a repórteres que estavam no local, que a ação estaria relacionada a um caso de racismo ocorrido na…
O segundo encontro de contação de histórias de autoria negra, acontece do dia 14 a 17 de novembro A partir desta quinta-feira (14), até domingo (17), o Sesc Vila Mariana…
Um novo estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e do Instituto Socioambiental (ISA), divulgado nesta quinta-feira(04), revela que indígenas de nove comunidades da terra Yanomami possui alto nível de…
O Núcleo Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde (Neeps), em parceria com a FioCruz está selecionando uma bolsa para o desenvolvimento de uma pesquisa relacionada aos conflitos socioambientais e territoriais…