A potência do Povo Negro

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Por Rozana Barroso*

O Brasil passa por uma das maiores crises de sua história. A falta de emprego, a volta da fome e um número absurdo de alunos fora da escola são alguns exemplos das mazelas que estamos enfrentando. E nós, jovens negros, estamos sendo atingidos diretamente com o descaso deste governo. 

O Enem 2021 é considerado o mais branco da história – Foto: Pexels

Já em 2020, o IBGE divulgou dados de 2019 mostrando que, dos 10 milhões de jovens brasileiros entre 14 e 29 anos de idade que deixaram de frequentar a escola sem ter completado a educação básica, 71,7% são pretos ou pardos. E isso não são só números! Em minhas “andanças” pelas escolas públicas do Brasil, conheço tantos jovens negros potentes que deixam a escola para trabalhar e ajudar a renda da família… Quando vejo e escuto isso, mesmo com todo um trabalho de resgate que tento fazer, penso no futuro do Brasil… 

Penso neste futuro que estará perdendo essas potências. Lembro que, assim como eu, que quero ser a primeira da minha família a cursar uma Universidade, existem tantos outros jovens negros que também desejam realizar este sonho. Mas me revolto em saber e ver que existe um enorme descaso do Governo Bolsonaro com as políticas públicas que dificultam a entrada de tantos na faculdade. E isso não é achismo meu. Temos prova, o Enem de 2021 é o mais branco e elitista desde 2009, de acordo com dados do levantamento feito pelo Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior).

O resultado da política de extermínio de Bolsonaro será sentida. Daqui a quatro, cinco, seis anos, não teremos grande parte da juventude negra se formando. Perde o Brasil, perde a economia, perdemos todos. Por isso, é imprescindível que lutemos agora, com toda força que temos, contra o desmonte nas escolas, contra a evasão escolar, contra a fome.

Neste novembro negro, assim como os demais meses do ano, vamos mostrar a nossa força para resgatar o nosso povo fora da escola. Vamos participar de campanhas, nos posicionarmos politicamente e mostrarmos que somos potência! Ninguém tira o Trono de Estudar!

*Rozana Barroso tem 22 anos, natural de Campo dos Goytacazes (RJ), é estudante de cursinho pré-vestibular popular, ativista da Educação e presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES)

Foto: Rebeca Belchior
APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.