Na manhã desta segunda-feira (5) foi realizado o lançamento da Expo Favela Innovation no Rio de Janeiro 2023. Com a presença de autoridades, patrocinadores, parceiros e empreendedores, o evento que aconteceu na Cidade das Artes, celebrou a primeira vez da a maior feira que conecta empreendedores da favela e do asfalto do mundo, na capital carioca, que já está com as inscrições abertas.
Durante o evento Thais Bernardes, que é CEO do Notícia Preta – umas das mídias oficiais do evento – falou sobre o portal de notícias antirracista e sobre sua experiência ao participar da Expo Favela em 2022. Dando as boas-vindas, Celso Athayde, o CEO da Favela Holding – que organiza o evento -falou sobre o impacto causado pelo evento que tomará a Cidade das Artes nos dias 29, 30 e 31 de julho.
“Empreender na favela é sobreviver, e inovar é o que a gente descobre todos os dias, então inovar é uma característica nossa. A gente precisa de oportunidades para que esses empreendedores desse território possam encontrar um fundo de investimento, possam encontrar investidores desses negócios. Então o objetivo desse evento é como é que a gente faz esse encontro com os empreendedores da favela com o asfalto”, disse Celso Athayde.
O idealizador da Expo Favela Innovation aproveitou para ressaltar o poder que as favelas possuem. “A favela já é potente. A gente tem que parar de ver a favela como carente, pois já somos potentes, então vamos amplificar essa potência. E se a gente percebe isso, o asfalto também vai perceber”, disse Celso que além da primeira Expo feita em São Paulo em 2022, e as demais realizadas em diversos estados do país, também contou da futura realização da Expo em Paris e em Lisboa.
Durante o evento foi anunciado a realização de uma edição nacional do evento, em dezembro deste ano, em São Paulo, com os melhores empreendedores das edições regionais.
Já Thais Bernardes, que também fez parte do reality ‘Expo Favela: O Desafio’, usou o espaço para falar sobre a importância que a feira e o reality tiveram no crescimento do seu empreendimento, que começou em 2018, mas que tomou outros desdobramentos após a passagem pela feira e que hoje é um dos parceiros da iniciativa, atuando como uma das mídias oficiais do evento.
“A grande virada de chave para o Notícia Preta foi ter passado pelo Expo Favela. A gente já existia há 3 anos mas eu não me entendia enquanto uma empreendedora social, enquanto empresária, nem nada. Eu era uma menina preta, suburbana que trabalhava há muitos anos na mídia tradicional e eu não me via na mídia”, explica Thaís, que criou seu próprio jornal voltado para falar sobre a comunidade preta, com uma linguagem antirracista.
Além disso, Thais também explicou o que significou fazer parte do reality. “Eles formam a gente, eles dão ferramentas para a gente aprender todo o vocabulário, e eu passei pela Fundação Dom Cabral. Quando eu voltei para o Rio de Janeiro, eu pedi demissão e resolvi que ia viver do Notícia Preta, e não só eu, várias outras pessoas. Tudo que eu aprendi no mundo eu levo de volta para os meus. Hoje a gente faz é jornalismo com Jota maiúsculo com recorte racial. E isso tudo graças também a mim, e graças a Expo Favela”.
Além deles, Rene Silva do jornal “Voz das Comunidades” e o empreendedor Raphael Ribeiro também foram ao palco. E para compor o cerimonial, a Orquestra Jovem da CUFA Chaperó e o sambista Dudu Nobre animaram a plateia durante Lançamento da Expo Favela Innovation Rio 2023.
Para se inscrever basta clicar no link do site oficial do evento.
Leia também: Rio de Janeiro vai receber a Expo Favela Innovation em julho