Fundado em 1981, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) já teve de tudo em seus programas. Bem, quase tudo. Após quase 40 anos de existência, o canal vai, pela primeira vez, trazer uma negra como protagonista de telenovela.
A mexicana Elyfer Torres, de 22 anos, é a estrela de Betty em Nova York, uma releitura de Betty, A Feia, famosa telenovela colombiana do final dos anos 90. O SBT comprou o programa para começar a exibi-lo em 2020, mas ainda sem data definida para o início.
Protagonismo negro na dramaturgia brasileira
A atriz Ruth de Souza, que faleceu em julho deste ano, foi a primeira negra do teatro, do cinema e da televisão no Brasil. Em 1968, ela foi a protagonista de Passos dos Ventos, da TV Globo. Daí em diante, as portas foram abertas para a participação de atrizes negras em papéis de destaque, mas poucas como atriz principal. Taís Araújo (Xica da Silva, Rede Manchete,1996; Da Cor do Pecado, TV Globo, 2004) e Gabriela Moreyra (Escrava Mãe, Record, 2016) foram as únicas protagonistas negras desde Ruth de Souza na teledramaturgia brasileira. A mexicana Elyfer Torres será a terceira.
0 Replies to “SBT terá primeira protagonista negra da história do canal”