O ator carioca, criado no bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e que iniciou a carreira artística aos 11 anos no teatro, hoje vive seu primeiro protagonista na televisão. Diogo Almeida dá vida ao médico Orlando, na novela de época “Amor Perfeito”, que estreou na TV Globo no último mês.
De acordo com o artista, formado em Artes Cênicas, o desejo em se tornar ator sempre existiu, apesar de não ter ninguém na família que trabalhasse na área. Por isso, Diogo acredita que alcançar esse lugar é muito significativo. “Receber esse papel é poder dar seguimento a realização do meu maior sonho. Eu sei da importância que é estar aqui e da responsabilidade que estou carregando”, afirma.
A responsabilidade citada pelo ator diz respeito à presença de um personagem negro que é médico e ocupa um lugar de mais prestígio. “Esse é um momento muito importante e significativo para o povo preto. Entendo que é fundamental ter médicos, engenheiros, profissionais de destaque para que a gente tenha essa representatividade, até porque, é isso que tem acontecido fora da teledramaturgia”.
E quando se trata de representatividade e referências negras na área da atuação, Diogo não economiza e cita uma série de atores e atrizes nacionais e internacionais. como Milton Gonçalves, Zezé Motta, Ruth de Souza, Isabel Fillardis, Taís Araújo, Maria Ceiça, Lázaro Ramos, Flávio Bauraqui, Denzel Washington, Will Smith, Whoopi Goldberg ,Viola Davis e Morgan Freeman.
Ainda segundo ele, cada um deles serviu como inspiração para Diogo chegar onde está. Mas antes, o ator carioca chegou a trabalhar em filmes, peças de teatro, séries, campanhas e novelas. Sua estreia na televisão foi em um projeto dos Estúdios Globo, ao participar em 2008 da novela “Duas Caras”, na pele de Rudolf.
Mas, diferente do personagem da novela de Aguinaldo Silva, e assim como seu atual personagem, Orlando, Diogo também escolheu a área da saúde como sua outra paixão, e trabalho. Formado em psicologia, o ator concilia a rotina intensa de gravações com os atendimentos aos seus pacientes psicoterapêuticos.
Atualmente Diogo trabalha em uma iniciativa que é direcionada a mulheres vítimas de violência e a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O também psicólogo afirma que escolheu essa outra profissão por se identificar com ela, e por entender que ela poderia contribuir para a sua carreira artística.
“Acredito que uma profissão soma para a outra. Sigo atendendo poucos pacientes e envolvido em um Programa que preconiza a prevenção e enfrentamento da violência contra a mulheres, o Empoderadas”, diz Diogo.
Leia também: “A falta de representatividade sempre foi um problema”, afirma Maria Gal sobre retorno à TV
A escolha foi certeira. O ator afirma que além da pesquisa que realizou para dar vida a Orlando, conseguiu também aproveitar suas experiências na área da saúde para contribuir com seu desempenho na frente das telas.
“Como psicólogo eu também trabalho com o atendimento clínico, e é importante ter uma forma muito respeitosa no trato. Precisamos ser empáticos e existe uma certa formalidade no manejo, o que se assemelha e se espera da abordagem de um bom médico”, afirma Diogo.
Com relação a “Amor Perfeito“, Diogo diz que espera que o público torça por Orlando no desenrolar da trama. “Ele é um homem resiliente, que segue em busca dos seus sonhos e vai fazer tudo que estiver ao alcance dele para salvar e reconquistar o seu grande amor”, conta o ator, que comemora a conquista do papel. “Eu desejei muito dar vida ao Orlando e esse momento atual que estou vivendo é extremamente importante pra mim”, diz Diogo Almeida.
0 Replies to ““Eu sei da importância que é estar aqui”, diz Diogo Almeida sobre a novela “Amor Perfeito””