Ex-diretor da Globo alertou atores negros sobre uma “tropa de choque branca”

nos-tempos-do-imperador-globo-lupita-roberta-rodrigues_fixed_large.jpg

Em um áudio vazado nesta sexta-feira (10), o ex-diretor da TV Globo, Vinicius Coimbra, alerta alguns atores negros sobre uma possível “tropa de choque branca” que reagiria a qualquer reivindicações por parte do elenco negro da novela “Nos Tempos do Imperador”

Durante a gravação, o ex-diretor ainda disse que era necessário os artistas se prepararem para possível represálias. “Assim como você tem a tropa de choque do movimento negro, a Djamila [Ribeiro], o AD Junior, você também tem a tropa de choque do movimento branco, entendeu? Que também vão, a qualquer deslize de vocês, vão deslegitimar as reivindicações, os discursos”, disse.

Esta fala se deu em uma reunião somente com atores negros, após críticas a uma cena em que uma personagem branca teria sofrido “racismo reverso”, situação que não existe, e, inclusive a autora, Thereza Falcão, foi a público se desculpar.

Ainda durante a gravação, Coimbra disse que era preciso ter cuidado para não deixar margem de dupla interpretação nas reivindicações. “É normal, eu acho que tem que ter o AD Junior, tem que ter a Djamila, eu defendo mais esse tipo de discurso, mas eu acho que a gente tem que ir por uma via [em] que você não deixa contra-argumentos”, disse.

De acordo com a Coluna Zapping, da Folha de São Paulo, na época, esta reunião foi convocada pelo ex-diretor por que os artistas apresentaram reclamações, principalmente em relação ao tratamento diferenciado que vinham recebendo e às disparidades salariais.

O ex-diretor disse que a fala “tropa de choque branca” foi de forma pejorativa, “em referência aos ‘movimentos brancos’ reacionários que reagiriam contra a luta legítima de pessoas negras”. Ele disse ainda que deseja que todo o conteúdo da reunião viesse a público. A fala foi dada à reportagemd a Folha de São Paulo, nesta sexta-feira.

Leia também: Atrizes denunciam racismo e diretor da TV Globo é afastado

A trama foi ao ar entre agosto de 2021 e fevereiro de 2022, mostrou uma cena em que uma personagem branca teria sofrido “racismo reverso”, situação que não existe, e a autora, na época, pediu desculpas pelo ocorrido.

Igor Rocha

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.

Deixe uma resposta

scroll to top