Ministério revoga medida que autoriza extração de madeira em terras indígenas

38197293234-7f04eda7b9-o.webp

Na manhã desta segunda-feira (16), o Ministério dos Povos Indígenas anunciou a revogação da autorização para extração de madeiras em terras indígenas, emitida em dezembro de 2022, pelo governo Jair Bolsonaro (PL).

Segundo a pasta, a revogação precisa ser imediata, uma vez que o chamado “manejo florestal sustentável em territórios demarcados” entraria em vigor esta semana. A mudança na regra foi criticada por entidades de defesa dos indígenas e ambientais, no final do ano passado.

Operação de combate a garimpo ilegal de ouro na Terra Indígena Kayapó — Foto: Felipe Werneck/Ibama

Comandado por Sonia Guajajara, primeira indígena ministra na história do Brasil, o Ministério dos Povos Indígenas disse, em nota, que reafirma seu “compromisso com a proteção dos territórios indígenas e a manutenção sustentável de suas terras”.

Entenda a instrução normativa

O decreto presidencial de 2022 permitia a exploração de madeiras em terras indígenas, inclusive por entidades formadas por não indígenas. As terras indígenas estão entre os principais redutos de conservação ambiental do país e são, frequentemente, alvos de garimpeiros e invasores.

Além desse risco, as entidades ambientais argumentam que a medida adotada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro é inconstitucional, uma vez que são vedadas a extração de madeiras e outras explorações nesses territórios.

Leia também: “Política indígena, não mais política indigenista”, diz Sonia Guajajara em cerimonia de posse

Em nota, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (antiga Funai), disse que já está em contato com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que as medidas sejam tomadas.

“Cabe destacar que a Instrução Normativa (de dezembro) não foi objeto de consulta aos povos indígenas como previsto nos dispositivos legais existentes, logo, é natural que tenha seus efeitos suspensos até uma análise mais aprofundada e seja objeto de consulta”, afirma a nota.

Igor Rocha

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.

0 Replies to “Ministério revoga medida que autoriza extração de madeira em terras indígenas”

Deixe uma resposta

scroll to top