Como surgiu o universo? O espetáculo de dança “Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Iorubá” propõe contar para o público o mito da criação do mundo, a partir das tradições culturais dos africanos iorubás. Dirigido pela bailarina e professora Aninha Catão, o trabalho fica em cartaz até domingo (14), no Teatro Municipal Carlos Gomes. Segundo a bailarina, o projeto foi elaborado com a finalidade de evidenciar os impactos da diáspora africana no Brasil. Além disso, ela ressalta que “a cultura afro-brasileira funciona como ferramenta de educação e resgate da identidade da população negra do país”, afirmou.
Ainda de acordo com Aninha Catão, o “Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Iorubá” é baseado no trabalho, homônimo à iniciativa, do babalawo, pesquisador e percussionista Marcelo Monteiro. Para ela, o espetáculo permite que o público conheça a história ancestral dos africanos. “A grande importância de assistir o espetáculo é essa oportunidade de aprender sobre a história ancestral dos africanos escravizados aqui no Brasil. Esta é a chance de conhecer um pouco sobre nós mesmos, a nossa origem e a nossa cultura. Então, a peça tem o papel de evidenciar a existência de um riqueza cultural magnífica, no Brasil, herdada do continente africano, em especial do povo iorubá”, informou.
A bailarina destaca também os elementos da apresentação que exaltam o protagonismo do negro na cultura. “Este espetáculo tem alcançado o público da forma mais democrática possível, por meio da gestualidade mitológica, não apenas entretendo-o, como também pela informação. Também propomos a desconstrução da marginalização da cultura negra, destacando o protagonismo do negro e das suas formas de recriar a sua própria existência, com símbolos, formas e reconhecimento”, finaliza.
Serviço:
Ingresso: 30 R$ – inteira. 15 R$ – meia entrada (bilheteria aberta de quarta a domingo, de 14h às 20h)
Local: Teatro Municipal Carlos Gomes – Praça Tiradentes, s/no – Centro, Rio de Janeiro – (21) 2224-3602
12, 13 e 14 de julho de 2019 – Sextas e sábados às 19h. Domingo às 18h.
Classificação: 10 anos
0 Replies to “Espetáculo de dança conta o mito da criação do mundo”