Um em cada 4 negros aprova o governo Bolsonaro, diz pesquisa

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A mais recente pesquisa do instituto Datafolha, divulgada na última segunda-feira (08), aponta que a maioria da população brasileira que desaprova o governo de Jair Bolsonaro é composta por negros. Segundo o levantamento, apenas 25% dos pretos aprovam o vigente mandato. Entre os brancos, esse número é de 42%; entre pardos, 31%.

Entre os autodeclarados pretos 43% veem a administração do atual presidente como ruim ou péssima (a opinião se repete entre 29% dos brancos e 33% dos pardos). Entre os que consideram o governo regular, estão 34% dos pardos; 27% dos brancos e 29% dos negros.

A pesquisa revela ainda que a avaliação do atual presidente é uma das piores no período analisado desde o governo de Fernando Collor de Mello, em 1990. Ao fim dos primeiros seis meses do governo, Collor era reprovado por 20%, enquanto 34% avaliavam como ótima ou boa sua gestão. Os outros presidentes desde então (Fernando Henrique Cardoso,  Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff ) tiveram avaliação superior.

Leia também: Justiça encerra processo de Bolsonaro sob acusação de racismo

Para mais da metade dos entrevistados (61%) Bolsonaro fez menos do que se esperava na Presidência nos últimos meses. Outros 22% veem seu desempenho como previsível e 12%, acima das expectativas. 

Ao todos, 2.086 pessoas acima de 130 municípios foram entrevistadas em todo o Brasil, entre os dias 4 e 5 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.